Minha amiga mente demais. O que posso fazer?




Amiga ou amigo mentirosa todo mundo tem. Aquela pessoa que conta que sabe dançar melhor que todos mas nem ao menos consegue mexer os braços no ritmo da música. Ou pega todo mundo na festa mas na verdade está em casa fingindo que está ocupado. Se você preserva a amizade, até escuta, mas chega um momento que as mentiras incomodam. Será que dá para fazer algo?

amiga mentirosa

 

Uma conversa sempre pode ajudar

Conversar sempre pode ajudar a abrir os olhos. Se é seu amigo de verdade, por que não bater papo e mostrar que sinceridade é o melhor para viver? Uma pessoa que mente demais pode até contar verdade vez ou outra, mas ninguém vai acreditar porque há tanta mentira envolvida que fica difícil saber quando se fala a verdade.

Uma conversa franca pode deixar claro seu nível de amizade e a necessidade de mentir. Muitas pessoas pensam que os outros esperam que elas sejam outra pessoa, por isso ‘enfeitam’ a realidade e acabam por até mesmo acreditar nas suas mentiras repetidas diversas vezes.

amigo mentirosoDesmascarar ou não?

Depende do quanto você se importa com sua amiga. Mostrar que você sabe de toda a verdade pode ser uma forma mais radical de provar ao amigo que não há a necessidade de mentir, mas pode deixar certas sequelas. Ele ou ela pode se afastar pela vergonha da mentira, bem como se sentir acoado e continuar declarando e chorando diversas vezes que tudo aquilo é verdade.

Desmascarar vale a pena em diversas situações, como se for uma história envolvendo terceiros e estas pessoas estejam magoadas. Ou ainda se for algo mais sério, como uma traição ou algo que envolva perdas financeiras e emocionais, seria bacana pensar em contar ao menos para o amigo que você sabe o acontecido e ele não está mais enganando ninguém com suas meias verdades.

Mentira pode ser uma doença

Se seu amigo ou amiga mente demais, é importante avaliar o grau de sua mentira e indicar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Ele pode estar com problemas de encarar sua própria realidade e pode se prejudicar em diversos setores, como com outros amigos, parentes e até mesmo em seu casamento, caso haja algum. Mentiras em todos os níveis e desnecessárias são sintomas clássicos de distúrbios que não podem ser tratados sem ajuda profissional. 

 

 

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

2 Comentários

  1. Júlia Loiola says:

    Minha ”amiga” vive me esquecendo, me abandonando, e me trocando pelas amigas dela. Bom, ela me troca por MENINOS que ”gostam” dela, o que é mentira, porque eles gostam do corpo que ela tem. Hoje é dia 09-07-2014 (voltei de férias dia 07-07). Nessas férias, eu namorei um menino, mas agente terminou e tal. Logo depois de nos terminamos ela namorou ele, e NÃO ME FALOU ABSOLUTAMENTE NADA, eu vim saber disso no dia que voltei das férias, e não foi ela que me contou, foi um amigo do menino e amigo meu também. Eu fui perguntar dela e ela confirmou tudo isso. Eu também perguntei de outras amigas se ela tinha contado pra elas, e todas disseram que sim. Ou seja, eu fui a única que não soube disso tudo.

Deixe um comentário