Casar na igreja ou só cartório?




O casamento é um dos momentos mais importantes para um casal, mas que envolve a família também. Por isso o tipo de cerimônia a ser realizada costuma ser uma escolha difícil. Alguns parentes simplesmente não concebem não haver uma cerimônia religiosa, e acabam entrando em conflito com os noivos. Qual é o melhor: casar na igreja ou apenas no cartório?

casamento na igreja catolica

Casar na igreja é tradicionalismo

Em épocas em que o catolicismo era a religião nacional, não casar na igreja católica era pecado, errado e motivo de exclusão social. Hoje em dia com tantas religiões em voga e o ateísmo sendo mais aceito, casar na igreja nada mais é que um ritual familiar. Casar ou não com uma celebração religiosa não possui valor civil, por isso é dispensável para aqueles que não pertencem a uma religião ou não possuem mesmo o sonho de entrar em uma igreja diante de amigos e parentes.

Se o casamento na igreja é importante para os noivos, por que não? Pode ser bem barato escolhendo a igreja menos badalada da cidade e até uma cerimônia íntima em horários não convencionais. Casamentos matinais são mais em conta e estão muito na moda.

casamento no civil

Casamento no civil é o que de fato vale para a lei

A menos que você queira posteriormente declarar uma união estável, casar no civil é o que conta para a lei. É por meio deste documento que se pode ter direito a pensões pós morte ou após separação e alguns direitos trabalhistas. 

Civil ou religioso?

Hoje casar na Igreja é apenas uma mera formalidade. Você pode ter um casamento no civil e mesmo assim fazer uma linda recepção para os convidados em uma casa de festa com bolo, fotos e lista de casamento. Muitos casais estão optando por este formato porque é mais em conta e não são obrigados a partir para uma igreja que não fazem parte. Mas caso a celebração seja importante para o casal, fazer os dois é uma opção ou os dois ao mesmo tempo, ao que se chama casamento civil com efeito religioso. Os documentos são assinados na igreja mesmo.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

3 Comentários

  1. Para ser um juiz eclesiastico o juiz tem que ser autorizado por uma igreja?

  2. Gostaria de saber se um juiz de paz pode fazer casamento com efeito religioso tambem.

  3. Photo A - cabine de fotos - fotocabine - foto cabine - fotos cabine says:

    Ótimo artigo, estão de parabéns!

Deixe um comentário