Como escolher uma boa escola para seus filhos?




A preocupação da educação escolar começa a surgir, até mesmo durante a gravidez. Medos e incertezas de com quem deixar os filhos, sobre a responsabilidade de quem e como escolher uma boa escola e nada acontecer com a criança fazem parte dos primeiros anos de paternidade de qualquer família.

crianças na escola

O que observar em uma boa escola para crianças

Uma boa escola para o seu filho será a que se enquadrar melhor às necessidades dele. De acordo com a idade e ano que seu filho estiver cursando, os quesitos a serem analisados da escola serão bem distintos. A princípio, para começar a montar uma lista de possibilidades de onde seus filhos possam estudar, procure informações sobre o registro da escola perante o Ministério da Educação e Cultura – MEC, depois faça um check list dos itens mais importantes, entre eles:

– A equipe docente e suas competências acadêmicas;

– O projeto pedagógico (estilo de ensino), a estrutura física (condições físicas do prédio, salas, instalações elétricas e hidráulicas, limpeza e conservação);

– Se a escola possui laboratório de informática, biblioteca, espaço para diversão e lazer, quadra de esportes, entre outros  espaços que julgue importante;

– A opinião de pais e alunos que frequentam a escola;

– Acessibilidade.

Todas essas informações vão servir como base norteadora para sua escolha.

A concorrência tem feito com que as instituições de ensino evoluam cada vez mais em tecnologia, metodologias de ensino e na capacitação dos seus professores e funcionários, afim de oferecer um diferencial para os pais e principalmente para os alunos que serão os consumidores diretos.

escola para crianças

Avalie na escolha das escolas a necessidade dos seus filhos

Com esta fase mais básica definida,  você pode avaliar com mais calma as necessidades dos seus filhos. Se seu filho tem de dois a quatro anos, você deve observar qual o conforto e os profissionais que estarão em contato com ele. Pois nesta idade eles se alimentam, tomam banho e dormem na escola. A parte educacional a ser vista é mais para os joguinhos, brinquedos e atividades que desenvolvam as percepções, a inteligência, promovendo uma educação mais lúdica a criança.

Mas se seu filho já é um garoto ou adolescente, observe a qualidade do ensino, as  atividades extra classe que a escola propõe, seu calendário anual de atividades. Acima de tudo acompanhe o período escolar dos seus filhos, olhe boletins, cadernos e livros. Veja tudo de perto e participe ativamente da educação deles, pois se algo estiver dando errado com seu filho ou com a escola, logo você perceberá e ficará mais fácil e rápido para se tomar providências e solucionar os problemas.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

2 Comentários

  1. Sônia regina Gonçalves do nascimento says:

    Ok.

  2. Sônia regina Gonçalves do nascimento says:

    Gostei muito dessa matéria.E das que eu li. Entre essas e outras dúvidas,quero destacar a minha preocupação em relação ao ensino publico.Ela estuda numa escola do estado,ta fazendo o 3º ano do fundamental vai fazer 8 anos, já lê e escreve muito bem desde dos 6 anos.a professora que deu aula pra ela no 2º ano, disse que o intelecto dela esta muito além,pra continuar numa escola que tem pouco a oferecer.Infelizmente algumas escolas públicas deixam muito a desejar e não oferecem atividades que aproveitem a capacidade de aprendizado alguns alunos. Para o ano que vem vou buscar uma escola de melhor qualidade de ensino para minha filha,que ficam longe,ou em outra cidade vizinha.
    grata..

Deixe um comentário