Como faço para definir limites nos relacionamentos?




Todo relacionamento saudável, seja romântico, de amizade, ou profissional, requer uma certa dose de dar e receber. De vez em quando você pode ter que gastar uma tarde com seu namorado quando preferia estar esparramado no sofá com um livro ou usar suas horas extras para terminar um projeto mas na verdade está ouvindo um amigo chato. 

O problema, no entanto, é que as pessoas não sabem colocar limites em suas relações. Aprender a estabelecer limites nos relacionamentos é fundamental tanto para a sua própria felicidade como para o bem-estar dos laços. Embora este processo seja desconfortável e até mesmo assustador no início, com a prática, provavelmente vai se tornar mais fácil de manter relações equilibradas.

limites no relacionamentoMedo pode ser um problema

A incapacidade de estabelecer limites nos relacionamentos é frequentemente causada pelo medo. Você provavelmente fez coisas por um namorado, um amigo ou um colega. Em alguns casos, talvez você prefira não fazer essas coisas, mas tem medo de dizer não, ferir os sentimentos do outro e ser rejeitado por isso. Para evitar essas reações negativas, você diz sim quando quer dizer não.

Esse medo instintivo é natural, mas pode levá-lo a se sentir explorado, causando ressentimento que, ao longo do tempo, pode ser mal para seus relacionamentos. Em vez de restringir automaticamente suas próprias necessidades para fazer os outros felizes, você deve estabelecer limites nos relacionamentos. Este processo envolve considerar como erradas as vezes as necessidades dos outros, reconhecendo seus próprios desejos como válidos e importante e que eles são maiores que os dos outros.

limites no relacionamento

Aprenda a dizer não

Tente dizer não quando for necessário para todos e para tudo. Se você estiver ajudando apenas uma vez, vale dizer sim. Mas se algo comum, é importante pensar se você está sendo explorado e se quer fazer aquilo. Faça sempre o que te fizer se sentir bem, levando em consideração seu pensamento quanto a isso.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário