Como sair de um relacionamento complicado?

Relacionamento complicado: quem nunca teve um? É mais comum do que você imagina e há casais que passam anos nesta relação sem saber muito o que fazer. Mas antes de se pensar no fim, deve-se relembrar o começo, fazer um retrospecto de toda a relação. Faça uma avaliação imparcial, anotando os prós e contras para que a balança determine o dominante. O homem tende a ser emotivo e decidir as coisas com a cabeça quente ou movido por uma raiva passageira e assim enfrentar o arrependimento de uma atitude mal pensada.


Antes de tudo: analise seu relacionamento

Encarando os fatos – É regra: todos costumam comparar suas relações com as dos amigos, parentes e até de pessoas desconhecidas. O mais comum é pensar que todos são mais felizes do que você, que o namorado da amiga é mais romântico, o noivo da prima têm um emprego melhor, que aquele é mais atencioso. As comparações são infinitas, o que acaba aumentando o problema do casal, dando dimensões que talvez nem existam.

Cada casal tem, teve e terá problemas, assim como outros casais que também podem olhar para sua relação e achá-la perfeita, encarar o problema de frente e dialogar. Afinal, ninguém gosta de ser comparado a ninguém e não deve, pois cada ser é único.

Não deixar que as redes sociais compliquem uma relação – o Facebook é um exemplo de que não existem pessoas tristes e infelizes, mas sabemos que isto não é verdade. Todo mundo passa por altos e baixos na vida em todos os setores dela, financeiro, pessoal, social e amoroso. Assim como não existe felicidade continua, também não existe tristeza continua. Ninguém gosta de postar que está mal, que brigou com o namorado, que foi traído, por isso não compare sua vida e seu relacionamento porque acha que todo mundo é feliz menos você.

Conversar pode ajudar bastante

Mas se depois de analisar você está em um relacionamento complicado, a hora não é mais de pensar e refletir e sim de agir e tomar uma atitude, ficar empurrando um problema e adiando por não ter coragem de se decidir só faz arrastar um sofrimento para ambos.

O primeiro passo para sair de uma relação de forma pacífica é na paz e tranquilidade, conversando e explicando que você não quer mais. Marque em um local tranquilo e se possível fora de casa para evitar lágrimas e dramas, mais conversa sobre voltar e promessas. Desencoraja alguns a cenas de amor eterno e dramáticas de fazer vergonha.

Não tenha medo de ficar sozinho – O medo de ficar sozinho é o principal motivo de ficar adiando um término de relacionamento. Ou a pessoa fica se prendendo a uma parte da relação que é muito boa, o sexo, ou a cumplicidade, status, conforto, dinheiro, e por aí vai. Só que uma relação saudável deve ter todos os seus setores em harmonia, se um destoa mais do que outros pra ruim, isto deve ser visto e resolvido.

Se a pessoa é possessiva, suma – há aqueles que não aceitam o fim da relação e o melhor é colocar um ponto final e não atender mais o telefone. Suma mesmo e com o tempo ela vai esquecer. Machuca, mas é por seu amor próprio.

Se não tem mais amor, melhor – Já tentou de tudo, conversou, dialogou, mudou comportamento e nada? A solução é terminar, ninguém é dono de ninguém, nem deve ter medo em terminar um relacionamento, ainda mais quando ele é complicado. Cada um deve amar a si mesmo acima de tudo. Se a relação só traz sofrimento, seja ele físico ou psicológico, é partir para outra. Não há nada que o tempo não cure. Dê o tempo para si mesmo, vá estudar, fazer um curso que queria, retomar as amizades, pois a vida é muito simples e quem quiser complicar passe adiante.

16 Comentários

  1. Anonimo says:

    Vejo muitas mulheres postando aqui sobre sua situação. pois bem, vou postar a minha, a 6 anos estou em um relacionamento com uma pessoa, ela não trabalha fora, meus rendimentos comportam as despesas, mas esta não é a questão, e sim, trabalho o dia todo como prestador de serviços, ela esta em casa dia todo, organiza a casa, faz os trabalhos da casa muito bem, a questão é, quando chego ao final da tarde, se precisa fazer mercado é EU, se precisa fazer JANTAR é eu, se falta algo EU tenho que ver, se chego em casa e esqueço de passar no mercado e falta algo se não buscar NÃO terá, isso está me consumindo, JAMAIS brigamos, há muito respeito entre nós, MAS isso está me consumindo e fazendo com que o interesse seja perdido. Gostaria de uma opinião.

  2. Akiko says:

    Estou morando com uma pessoa há 2 anos, ele sempre diz que me ama mais esses dias ele me empurrou e eu cai e bati o punho, estou com uma tala entre as mãos e o braço, o que posso fazer, ele é muito ciumento também

  3. Joao says:

    Eu sou casado a mais ou menos um ano. Problema é que tudo ta muito contrario daquilo que eramos quando namoravamos.

  4. estou em uma relação a 8 meses e ele nunca me assumiu,n me levava pra sair parecia q tinha n queria algum serio. Ele é muito conhecido,tem muitas amigas e acredito q n queria algum serio por conta de casos q deveria existir,foi demitido e ficou sem carro á partir dai,resolveu me “assumir” só q eu entende q ele quer me assumir por n ter saída. Eu sou independente tenho carro ,casa,dois filhos e um bom emprego. Agora ele quer fazer churrasco na casa da minha mãe todo final de semana com meu dinheiro(nunca me pergunta se estou em condições). Ele gosta de mulheres malhadas sou normal mais bonita e ele vive me criticando enquanto muitos me elogiam onde passo. Passou-se 3 meses e meu encanto acabou nada mais presta pra mim e ainda me sinto incomodada com ele. Terminei com ele disse q n estava afim mais e ele simplismente n me deixa em paz diz q se apaixonou (n acredito). Agora estou ficando com outra pessoa escondido dele e essa pessoa me valoriza me trata super bem,temos uma quimica show. Como faço pra esse ex me deixar? Ele liga muitassss vezes me enche,n atendo ele vai na minha casa. Coloca as irmas dele pra conversar comigo,fala q vai se empregar novamente só q pra mim ndá de jeito nenhum ele me incomoda(acerdito q as criticas e os desgastes financeiros me fizeram abrir o olho). Como faço pra ele entender q acabou? Conto sobre o atual?

  5. Nadja says:

    Não consigo sair do meu relacionamento. Sofro mais não tenho forças pra sair

  6. mami says:

    estou numa relacao a 9anos com meu marido mas a 4 meses me traiu com outra mas ele diz k ja nao estao juntos mas continu a troccar mesg e xamadas mas diz k nao esta mas com ela o que faco.segundo a versao dele diz k ja nao estão juntos

    • Vanessa says:

      Concerteza ele ta com ela ainda , é uma coisa q vc nn pode aceitar… como assim ele te trai e continua de contatinho com ela ?! Não aceite isso seja firme e converse com ele . Fala que nao tabom assim e pede pra ele ser franco com vc se ele te traiu é pq tem algo errado no seu relacionamento , vc deve ta preparada para um possivel fim de relacionamento,mas isso td vai depender da sua conversa com ele ! Boa sorte

  7. zuleika says:

    eu estou em um relascionamento há 3 anos,com uma pessoa que não tá nem aí,eu só quero ser vista,tocada,ouvir palavras de carinho,ter um relascionamento saudavel,eu não sei o que fazer pra agrada-lo.

  8. JOSIMARY CAMPISTA DOS SANTOS says:

    adorei o texto.

  9. Sr GeGe says:

    oi queria uma Ajuda. conheci uma pessoa porém ela era casada,(porém o relacionamento dela não tava dando certo e o marido traia muito ela).
    nós se apaixonamos e com o passar do tempo saiamos juntos frequentemente, ligava conversava, trocava msgs. ai ate um certo ponto ela decidiu se separar literalmente.”ela chegou e flw pra ele que queria se separar pq gostava de outra pessoa”. só que quando aconteceu isso mudou tudo, ele na msm hora aceitou a separação pois tinha outra e tava tudo certo já no outro dia mudou tudo disse que não ia deixar mas ela ia ficar com ele…só que hj ele toma conta da vida dela não deixa mas ela sair ele que vive com o celular dela, ela só me liga escondido.. porém quando falo com ela hj que e bem dificil eu pergunto se ta acontecendo alguma coisa ou se ela ta sendo ameaçada.. ela não fala nada fica quieta.. será que ela ta sofrendo algum tipo de ameça? queria a ajuda de v6 ” ela me disse uma vez que separação era assim msm.. só que não entendo pq nunca casei queria uma ajuda prfvr…
    obs: estamos namorando serio deste que ela se separou mas ta essa confusão toda..

  10. estou em um relacionamento a dois anos e a pouco me casei para piorar a situaçao,faço todas as minhas obrigaçoes como mulher dona de casa,trabalho fora e ainda n esta bom, a pessoa so sabe reclamar td reclama td acha motivo para reclamar e xingar eu n estou aguentando mais e n sei o fazer……

  11. Daniele says:

    Eu estou no relacionamento que o meu namorado não impôs muito e a mãe dele se meter e fica atrapalhando . pior de tudo que quando estou com ele é antesioso quando estou longe mal falar comigo e isso me machucar demais fora que tenho que aturar a mãe dele prejudicando e ele não perceber

  12. Luciana says:

    Me chamo Luciana tenho 5 anos com um relacionamento complicado termino ele fica insistindo e ficamos semana sem se falar depois voltamos de novo quero me sair porque ele ñ se resolve me diz que ñ é feliz mas ñ se separa o que eu faço ?

    • vanessa says:

      Luciana não perca mais tempo, afinal vc já o esperou por meia década. Siga sua vida, vc encontrará alguém que te assuma e não te imponha aceitar restos. Passei pela mesma situação e graças a Deus depois de assistir ele viajar, passear, bancar mulher e fazer filho enquanto eu perdia minha juventude, eu acordei e cai na real, afinal antes tarde do que nunca.

  13. sandra says:

    Eu estou num relacionamento que esta difícil aturar, mas pelo conselho ja irei m decidir oq irei fazer.muito obrigada

Deixe um comentário