Meu pai bate em minha mãe. O que posso fazer?

Violência doméstica é não apenas um assunto polêmico, mas também muito sério e precisa ser combatido. Pais que batem em mães não são normais, são criminosos. Violência contra outra pessoa, seja ela homem, mulher ou criança, é um crime previsto em lei e o agressor precisa ser detido. É uma violência contra o corpo, a vida e pode causar danos permanentes.  Existem leis próprias para isso.

Pessoas que sofrem violência doméstica sofrem problemas muito mais graves que arranhões e ossos quebrados. A sua auto estima está sendo agredida também, bem como sua capacidade de raciocínio e amor próprio. Elas sofrem danos psicológicos e podem precisar de terapia por anos e muito apoio da família. Os filhos são os primeiros que devem apoiar a situação, oferecendo sua amizade e carinho. 

Meu pai bate em minha mãe. O que posso fazer?
Meu pai bate em minha mãe. O que posso fazer?

Por que minha mãe suporta isso?

A primeira coisa a saber é que não é culpa dos pais se isso acontece. A situação é muito mais complicada que apenas o ato de aceitar uma violência doméstica. A sua mãe pode estar se sentindo menosprezada, ou acreditando não conseguir alguém melhor. Ou presa financeiramente ao marido ou ainda pensando em não deixar os filhos sem pai. Os motivos são diversos. 

A agressão psicológica é a mais grave envolvida na situação. Sua mãe pode precisar de tratamento psicológico  mas o apoio da família é importante. O medo também é uma constante envolvida neste tipo de situação. Homens que agridem mulheres costumam ameaçá-las de morte, e isso pode ser fatal. 

Meu pai bate em minha mãe. O que posso fazer?

O que o filho pode fazer para ajudar?

A maior parte das mulheres possui vergonha e medo de revelar o problema. Não é fácil admitir que o seu companheiro é seu agressor. Afinal, as amigas e parentes possuem relacionamentos estáveis e o dela é uma droga, causando vergonha e constrangimento.

O melhor a fazer é ligar para o número de emergência, 190, quando as violências estiverem acontecendo. Sua mãe pode não querer, mas ela precisa de ajuda e seu pai precisa ser punido. Mesmo você gostando de seu pai, você tem que entender que ele está agredindo e machucando sua mãe, e o mesmo deverá ser punido, para que se não agrave em situações piores. Converse também com avós e amigos próximos de confiança, e conte o problema. Todo mundo pode dar uma força com palavras ou ajudando a uma separação, se o caso for grave.

40 thoughts on “Meu pai bate em minha mãe. O que posso fazer?”

  1. Eu tenho 13 anos, e quase td dia meu pai manda minha mãe embora, xingar ela, bate e fala q vai matar ela, uma vez eu vi ele arrancar um fio da TV para enforcar ela, mas acho q ele me viu e parou, eu n sei oq fazer, pois minha família precisa do meu pai, mas ao mesmo tempo isso n pode continuar, mesmo q insistam eu n vou ligar para polícia, no máximo q eu posso fazer é rezar para q ele n faça mais isso

  2. À 1 ano atrás minha mãe se juntou com um cara (que é primo dela ainda por cima) e foi morar junto com ele longe de toda a família (as outras 2 filhas), levando meus 2 irmãos menores de idade. De 7 meses pra cá, a minha irmã de 15 anos me liga praticamente todos os dias pra falar que o cara e minha mãe faltam se matar dentro de casa, todo dia é xingamento, soco, empurrão entre eles é sempre na frente dela e do meu irmãozinho de 6 anos. O cara vive arrumando briga com a minha irmã e falando que não quer ela dentro da casa dele, xinga minha irmã de vagabunda de piranha e minha mãe não faz absolutamente nada! Já teve dias da minha irmã falar que vai se matar pôr que não aguenta mais passar por essa situação, nem ver minha mãe passando e fazendo os dois filhos passarem também. Pôr que é tudo escolha dela. Minha irmã foi pedir ajuda pra um parente e ele foi conversar com a minha mãe, e minha mãe falou que era mentira tudo que minha irmã contou. Minha mãe briga falando que minha irmã que estraga a felicidade dela, que ela que faz o “marido” dela ficar nervoso, etc… O meu irmãozinho de 6 anos virou pra mim e disse que queria morar comigo, pôr que minha mãe só grita e briga de bater dentro de casa. Eu fiquei de coração partido vendo o que meu irmão de 6 anos já tem entendimento. Eu não sei o que eu faço, porque os pais dos meus irmãos são drogados e não tem nenhum parente paterno, não tem nem com quem deixar eles. Meu medo é eu denunciar, se eles vão pra orfanato, ou se eu consigo pegar a Guarda deles mesmo eu tendo 19 anos?

  3. meu pai agride minha mãe desde quando eu era bem pequena,hoje tenho 13 anos de idade e dia 1 de maio irei fazer 14,tenho um irmão de 10 aninhos e pode acreditar machuca muito ver minha mãe apanhando e meu irmão olhando,minha mãe disse que queria se matar ela tentou se matar na nossa frente e na frente da pessoa que infelizmente tenho que chamar de ‘pai’ meu irmão tem 10 anos e sim ele entende das coisas por conta da vida que leva ate hoje,e eu fico sem chão sem saber oque fazer quando ela falou isso só em lembra do desespero que meu irmãozinho tava mds 🙁 eu já chamei a policia pra ele mais não sei bem oque aconteceu que os policiais não o levaram,eu sou uma filha que não dorme passa a madrugada toda com o terço na mão olhando pra minha mãezinha dormir comedo que ela faça uma besteira e sim eu sofro muito vocês não tem noção,e sim eu rezo até hoje para que eles se separem,espero que um dia eu volte aqui para contar se talvez minha vida mudou”amém 🙁

    1. Nossa que situação a minha também se parece desde pequena acontece isso cmg só que minha mãe nunca quis se matar tbm tenho irmas mais novas e me sinto muito triste com essa situacao tenho medo de ligar para polícia e acontecer a mesma coisa que aconteceu com vc vc não é a única tenho fé que um dia vou sair dessa vida e você tbm vou estudar pq tenho 15 anos e trabalhar pra ninguém daqui de casa depender mais dele e tirar minha mãe dessa vida e esfregar na cara dele que o odeio com todas minhas forças eu acredito que bois duas vamos sair dessa situação

  4. Eu nunca tive a presença de um Pai, estou morando com o meu Padrasto que sempre bateu nas mulheres dele, ele ameaça minha Mãe, diz que quer ela morta, e a humilha, faz ela passar vergonha na frente de outros homens, e eu já pensei várias vezes em mata-lo, pois vai ser a única paz que eu vou ter, e sabe o que ele diz? Ele costuma dizer que ele ñ vai ser preso, que nunca vão prender ele, que juiz de merda nenhum tem capacidade pra prende-lo, ele expulsa a gente de casa todos os dias, só ñ saímos porque ñ temos pra onde ir, minha mãe ñ está trabalhando. E tem mas, ele trabalha no Ibama e se chama Francisco Sales, 69 anos, ele chama um amigo dele que trabalhava no Ibama também, pra eles irem fingir ser fiscal, daí eles obrigam as pessoas a darem alimentos, coisas.. E também já pegou coisas que eram do Ibama, por exemplo, mesas, cadeiras, até um carro do Ibama ele deixou no quintal de casa dizendo que era dele, e tem costume de pegar o carro do Ibama e dizer que vai entregar documentos, porém, vai com o carro e a gasolina do Ibama pra outros lugares, interiores fingir que é fiscal pra conseguir obrigar os outros a darem de graça as coisas pra ele. O pior de tudo, é que eu vou acabar matando ele, porque eu ñ vou permitir que ele machuque minha Mãe.

  5. Bom, Meu nome é Lucivaldo tenho 15 anos.Meu pai agrede minha mae, ja liguei pro 190 eles vieram aq em casa e resumindo disseram “Briga de casal vcs resolvem, nos nao podemos fazer nada”. Oq eu possi fazer

  6. Bom, Meu nome é Lucivaldo tenho 15 anos.Meu pai agrede minha mae, ja liguei pro 190 elws vierem aq em casa e resumindo disseram “Briga de casal vcs resolvem, nos nao podemos fazer nada”. Oq eu possi fazer

  7. Não precisa fazer isso se ele faz isso com sua mãe e so vc filma quando ele estiver batendo nela mais não decha ninguém ver depois ligue para 190 e mostre o vídeo ( tenque amostra a cara delegal e dela para a polícia identificar )
    MESMO ELE SENDO SEU PAI VOCÊ DEVE FAZER ISSO PARA AJUDAR A SUA MÃE

  8. Aa vezes eu me sinto desesperada. Meu pai bate na minha as vezes e eu realmente não sei o que fazer. Isso as vezes acontece quando ele está bêbado e eu já fico com o celular preparada para o pior. Já liguei para a policia uma vez, relatei tudo, disseram que estariam na minha casa daqui 10 minutos. Mas no fim, eles nem apareceram. O que posso fazer? Se a policia não vem, eu não sei nem mais a que recorrer. Eu não consigo fazer nada contra a ele, pois sou covarde demais para isso. Sinto muito medo dele. Fora que meu físico contra o dele não ajuda, sou magra e pequena. Já conversei com ele, mas a conversa não levou a lugar algum. Minh mãe está “cega” com isso tudo. Não enxerga o quanto esse homem faz mal para nós. Não sei mais o que fazer… Sinceramente…

  9. Cresci vendo meus pais brigando com direito à polícia e ,muitas vezes delegacia!
    Sempre achei um comportamento doentio dos dois. Sempre depois das agressões agem como se nada tivesse acontecido.
    Já entrei várias vezes no meio das brigas com intenção de apaziguar ,mas sempre saio como errada da história e muitas vezes fui ameaçada de ser expulsa de casa, então, tristemente, resolvi me calar de vez ! Me pergunto como uma mulher consegue viver com um homem sob ameças, humilhações e agressões e achar “normal” , pior que isso, se revoltar com quem quer seu bem!

  10. Infelizmente amigo a justiça deveria oferecer ajuda mais eficaz, como um tratamento psicológico obrigatório para orientar os pais sobre o possível fim trangico que sempre acaba esses casos assim muitos iriam pensar e talvez conseguir terminar até o relacionamento para evitar, e em casos mais graves a prisão do agressor em presídios onde seriam acompanhados porpsicologos, meu pai sempre foi um bom pai mas tinha depressão e ciúmes duentis nunca deixou minha mae trabalhar e coitada nunca deu motivos para ele ter ciúme ele fantasiava era doente, nos filhos sofremos durante todo o período infância e juventude eram discussões que com o tempo foi para empurrões e por ultimo quando ela estava independente aposentada tava tirando sua habilitação pretendia viver a vida dela ele a matou, acho que o Conselho que eu dou para quem está passando por isso seria juntar pessoas de toda a família tanto da parte do pai quanto da mãe e em uma conversa expor tudo o que pode vir acontecer e suas consequências pois os envolvidos por ta cego de raiva so vai saber que fez merda depois, gravar vídeos de reportagens no you tube tem vários que mostra que isso aconteceu todos os dias depois do que aconteceu a vente fica se perguntando se seria possível ter feito algo para evitá e isso acho que seria a coisa mais certa so ir na justiça como minha mãe ja havia ido até no fórum onde os dois foram intimados não resolve achu que acaba alimentando mais o ódio.

  11. Tenho 14 anos, des de que nasci meu pai agride minha mãe, sempre tive medo dele! Sempre!!! Mas decidi não deixar ele machucar ela, uma noite ele chegou bêbado em casa e foi bater nela, eu não deixei, ele quebrou meu braço, tenho marcas até hoje! Estou cansada de tanto ver ela sofrendo, nos duas não temos vida! Não vivemos, eu já pensei muitas vezes em cometer suicídio, mas não tenho coragam de deixar ela sozinha na mão desse infeliz! Estou pensando em nós duas cometer suicídio juntas!!! Isso acabaria com tudo.

  12. Meu nome é amanda tenho 14 anos meu pai bate na minha desde que eu estava no ventre dela as agressões pararam um pouco, antigamente ele batia nela ate ficar roxa e eu ficava “para papai por favor” eu mim ajuelhava e pedia pra ele parar mais nao funcionava, tudo isso era sempre que minha mae descobria amantes, ou por ela mexer no celular dele, sempre quando ela mexia em seu celular ele estourava no chao o dela, mais fazia anos que isso nao acontecia, meu “pai” é bancado pela minha mae, ele bate nela trai ela e é um péssimo marido e eu fico muito triste pois ela nao fais nada, eu pesso pra ela se separar mais ela nao ouve, ela compra coisas na internet caríssimas pra ele, paga moto, carro pra ele da dinheiro que so pra ele ir bebe, e eu nao consigo entender o por que, hoje ele bateu nela e eu so pedi pra ele parar e ele parou so que ela ficou enfernizando acusando ele de uma coisa que é mentira so por que ele disse palavras ela ja falou que ele sabia onde uma tal de fulana morava e etcs, e eu pensei “ela mereceu apanhar pelas merdas que falou” eu fiquei do lado do meu pai por que ele estava correto menos na parte de agredila, eu acho que estou muito mal da cabeça eu penso muito em coisas ruins nao em mim mata mais mata ele ja pensei em várias formas, facadas, asfixiado entre outras, mais entao é isso mim deculpe mais eu nao confiu na lei e nunca vou confiar acho melhor pedir pra alguem matar aqueles que nos faz mal nao surjo minha mao e pronto

  13. Hj em dia ele não é nem besta de bater em mãe minha, quebro a cara dele lindo, isso é pai ??????? Que chega em casa bêbado e espanca a mãe na frente dos filhos ??????? A o pai tem q ser respeitado e ele não tem que respeitar o lar a casa e a cima de tudo os filhos não o daqui parou de beber pq eu olhei dentro dos olhos dele é disse eu já estou no inferno pra mim eu te matar mesmo tu sendo meu pai não custa nada se esse canalha agredi minha mãe hj em dia eu mato ele de pau bato mesmo não considero pai aquele que leva o pânico pra os filhos e as mulheres

  14. meu padrasto bateu na minha mae outra vez e eu como sempre entro np meio pra defender ela eu Amo ele mas Toda Vez ele bate Nela e eu Fui ajudar ela e Ele acabo me Machucando tbm oq Eu Faco ja sao 9 anos isso manooh n Aguento mais N uma hr vou acabar morrendo Essa familia So me da desgosto eu Vou Me Mata isso sim

    1. Boa tarde Nathalya, estou fazendo um projeto sobre filhas que querem conversar com a mãe a respeito de violência doméstica, e precisam de ajuda para romper com o ciclo da agressão. Estou trabalhando com uma advogada e uma assistente social em SP. Se você estiver interessada favor escrever um e-mail para [email protected] Desde já agradeço pela atenção

  15. Meu padrasto agrediu minha mae ontem , por volta das 23hrs da noite, eu n estava em casa, esu estava jogando bola com um pessoal da minha igreja!
    N sei oq fazer, pois n é a primeira vez q isso acontece,
    Preciso de ajuda, ja pensei varias vezes em matar ele, bater nele, sla!
    Ou até mesmo descontar na filha dele, ja passaram muitas coisas pela minha cabeça!
    E eu prometo, q n vou ficar no meu canto assim q eu o ver!
    Sou mateus faria almeida, tenho 17 anos e trabalho com minha mae em uma lojinha de costura para ajudar manter a casa!
    Meu numero é 996808170!
    Moro em bauru/sp
    Jardim ouro verde,( nos predinhos do minha casa minha vida).
    Pfvr, me ajudem!

  16. Meu pai e louco ele me bateu não aguento mas ele minha mãe vai mata ele bateu no peito dela tá muito vermelho fui fala pra ele para e ele bateu em mim eu penso que Deus não existe vou manda ele se fazer de novo me ajudem fale oque eu posso fazer

  17. meu pai odeia minha mãe ele já agrediu ela desde que eu era pequeno , ele agredi ela faz meses , ele ameaça que vai quebrar o nariz dela , ele ja fez ela ficar com dor no braço , na cabeça ele puxa o cabelo dela , ele da socos no rosto dela , ele ja enfiou o dedo no olho dela ele da chutes na barriga dela e a unica coisa que eu faço é só gritar socorro eu estou desesperado nao gosto de ver minha mae apanhando de um de 40 anos e ela só tem 29 anos e minha mae ela ve o celular dele tem um monte garotas é que ela fala ela desconfia de traiçao e meu pai fica nervoso e começa agredi-la.

  18. Olá eu tenho um péssimo pai não é aquele “pai que não deixa você fazer nada.” E muito mas pior eu só precisava de ajuda porque apesar dele ser assim eu amo ele i eu sou uma pessoa que não faz nada de “mais” na escola não fico em grupinho nenhum tipo desses só que meu pai ficou meu pai nao. Gosto de chama ele de pai porque eu não quero nem olha mas na cara dele o cara fica 10 anos preso nem aí pra ninguém agora chega aki bate em minha mãe tudo oque acontece em casa e culpa minha e do meu irmãozinho oque eu faço ainda xinga eu de vagabunda,rapariga sendo que eu nem saiu pra rua e da escola pra casa da casa pra escola oque fazer com um mostro desse ???

    1. Ele precisa ser denunciado pra Polícia, procure a delegacia da mulher e relate tudo o que vem acontecendo. Somente a delegacia da mulher vai poder proteger você e sua família deste Chico de agressões.

    2. O meu pai mim amam mas eu nao gosto do que ele faz fuca batendo na minha ele fica chamando ela de covarde eu to querendo vira ateu,por que deus nao ta ajudando mas cada vez que eu oro a deus tudo piora eu so queria que isso paraçe toda vez que eu pego uma faca mim da vonta de mata ele mad eu nao consigo eu sou um covarde e deus nem mim ajuda

  19. Depois de 17 denuncias feitas, e varias ligações pra policia que demora 1h pra chegar (e chega quando tudo ja esta feito), o que eu posso fazer? minha mae nao ajuda, o cara é louco, a policia ignora ou joga panos quentes em cima, e isso ja faz mais de anos que nunca acaba, e ele vem e quebra tudo. a quem recorrer se nem a policia ajuda???? os proprios policiais ja me falaram que so podem prender ele se ele fizer algo grave? grave como o que? matar??? eu nao quero esperar minha mae morrer. até eu e meus irmãos ja fomos machucados com isso. insegurança total nesse país de cegos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *