Batizar ou não o filho?




Nem todo mundo sabe que vivemos em um país laico, ou seja, que não tem religião oficial. A livre expressão religiosa no país permite a qualquer pessoa seguir a religião que desejar, e por isso o batismo não é obrigatório. Mesmo assim, uma grande quantidade de pais e mãe ainda insiste em um batismo na Igreja Católica. Por que?

batizar ou não o filhoO brasileiro, por mais moderno que queira ser, é formado por costumes e tradições e não curte mudanças tanto quanto deveria. Se ele é ensinado a fazer alguma coisa, tende a repetir seus costumes para filhos e netos como se fosse lei, ordem. Não passa de tradição familiar e, dentre esses costumes, está o batismo.

Dentre os costumes dos tempos de vovó, está o batismo, o mais tradicional dos rituais da Igreja Católica e querido porque considera a garantia da entrada da criança no céu. Também envolve a escolha de padrinhos, futuros pais caso aconteça alguma coisa com os responsáveis com laço de sangue, uma festinha familiar e uma roupinha nova para a criança. O batismo também representa uma apresentação formal da criança e iniciação de sua crença na Igreja.

O batismo católico não é mais necessidade

Por muitos anos não se considerada uma criança nascer e não ser batizada. Hoje em dia, contudo, não é obrigado. Não passa de um mero costume, principalmente porque estamos em um país tão diversificado em religião e cultura. Hoje diversos pais possuem outro berço religioso que não a Igreja Católica. Em algumas religiões, como o espiritismo e o candomblé, não há batismo em águas.

E o que acontece se a criança não for batizada? Para os católicos, a criança não tem religião e pode ir para o inferno em sua morte. Também não pode ser enterrada em um cemitério católico e não será abençoada em seu leito de morte por um padre. Mas a maior parte dos cemitérios hoje em dia é laico. Para os que não seguem o catolicismo, não há com o que se preocupar.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário