Como Ajudar Seu Filho Adolescente A Fazer Amigos




Amizades são vitais para os adolescentes. Os amigos ajudam a estabelecer a independência de sua família e depender um pouco mais dos outros. Amizades também fazem os adolescentes perceberem que desejam relações mais maduras e que precisam de um companheiro para casar. Garantir que o jovem faça bons amigos não é um dever do pai, mas os pais podem sim ajudar a orientar as suas escolhas. Confira algumas dicas a seguir:

Como Ajudar Seu Filho Adolescente A Fazer Amigos

Mostre você, como pai ou mãe, como ser um bom amigo

Mostre você mesmo como é bom ter um amigo em seus próprios relacionamentos e como deve ser uma boa relação. Não se envolva em fofocas sobre seus amigos ou fale em casa sobre algo que é confidencial. Defenda seus amigos se eles são julgados injustamente. Saia na defesa dos amigos quando alguém os trata mal, mesmo que corra o risco de ser condenado a sair do seu grupo de amigos porque defendeu alguém que julgavam que não merecia.

Mostre a seu filho o que seria um bom amigo

Converse com seu filho adolescente sobre as qualidades de um verdadeiro amigo. Enfatize a ele que um bom amigo é gentil, justo, tem respeito por você nas diferenças de opiniões e é confiável. Discutir esses valores é importante para que o jovem entenda o que procurar em amizades saudáveis. 

Como Ajudar Seu Filho Adolescente A Fazer Amigos

Converse sobre o quanto amigos são importantes 

Converse com seu filho adolescente sobre a importância dos próximos anos na vida dele. Explique que a adolescência é o momento em que as decisões tomadas vão afetá-lo para o resto de sua vida. É um momento em que ele tenta se encaixar em determinados grupos e tenta se destacar de diversas maneiras para mostrar a sua individualidade.

Seja claro sobre o quanto conviver em um meio social é importante, mas sem forçar para que ele tenha amigos a todo custo. Explique a seu filho que ele precisa se destacar por seus talentos e dons, não porque ele quer ser parte de um grupinho que pode nem lhe fazer bem. Conte suas próprias experiências de vida com amigos quando você era jovem, com a pressão dos colegas e que você percebe o quão intensa é a tentação de ceder a ela.

Como Ajudar Seu Filho Adolescente A Fazer Amigos

Explique o que são grupos de amigos e que as vezes eles podem não ser legais

Pergunte a seu filho adolescente se ele sabe as diferença entre ter um amigo e estar em grupo de amigos. Explique que os grupos de amigos possuem diferentes opiniões e idéias e amizades em desenvolvimento podem ser boas e ruins também em tais grupos.

É importante que um adolescente entenda que ele não é forçado a estar em um grupo para ser considerado um ser social. Ele precisa entender que em uma panelinha de amigos, o líder muitas vezes controla os membros e quer determinar quem pode sair com quem e dita as regras de como cada membro deve pensar. Discuta sobre o seguinte ponto: maturidade e independência significa m permanecer fiel a seus próprios valores e não seguir alguém, especialmente se esse comportamento faz você se sentir desconfortável ou fere alguém.

Se ele quer ser de um grupo, seja

Permita que o seu filho participe de grupos que vão ajudá-lo a entender seus próprios interesses e talentos como karatê, aulas de teatro, esportes ou atividades da igreja que o ajudam a construir amizades com outros adolescentes com os mesmos interesses. Encoraje-o a desenvolver amizades apropriadas com pessoas de todas as raças, idades e classes econômicas. 

Acompanhe as amizades de perto

Um cuidado a mais não custa nada, não é mesmo? Uma boa dica é permitir que seu filho traga os amigos para casa. Converse, mostre que ele é capaz de cuidar de um lanche ou uma noite de filme e assim você vai ver com quem ele anda saindo e pode ajudar nas escolhas. Deixe que ele escolha seus amigos sozinho mas fique por perto sempre dando suporte e apoio.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário