Como descobrir que uma pessoa está mentindo?




Todo mundo mente ou já mentiu, seja por um motivo que pode ser entendido como nobre pela maioria ou só para se livrar de um problema. Assim como você já mentiu alguma vez, em uma mentira grande ou pequena, tenha certeza que já mentiram para você e muitas vezes. Algumas pessoas já têm um radar ligado para pegar no ato aquele mentiroso de carteirinha.

como saber se uma pessoa mente

Porém, tem pessoas que são mais inocentes e acabam acreditando em histórias que podem parecer absurdas e sem nenhum sentido. Além disso, não podemos deixar de citar o talento singular para enganar que algumas pessoas têm. É bem provável que você já tenha ficado em dúvida sobre uma pessoa, se ela disse a verdade ou não. Para te ajudar a reconhecer algumas mentiras que te contam listamos algumas técnicas para descobrir quando as pessoas estão tentando te enganar.

Técnicas Para Descobrir Mentiras

A Mentira Fala Por Si

A maioria das pessoas que quer pegar um mentiroso no flagra se concentra na pessoa e não tanto na mentira, mas saiba que ela é tão importante de observar quanto quem a diz. Entenda que a pessoa que mente precisa inventar uma história para convencer a outra pessoa que de está dizendo a verdade.

A mentira pode ser uma tarefa árdua em especial para quem não tem muita habilidade. Aprendendo a reconhecer o trabalho mental que é feito para mentir é possível saber que uma pessoa está inventando.

Capacidade Cognitiva

Dizer uma mentira não é simplesmente abrir a boca e deixar que as palavras saiam, é necessário ter uma grande capacidade cognitiva para isso. O mentiroso precisa primeiro ter em mente qual é o acontecimento real que deve esconde e depois criar uma história em cima dele para encobrir o que deseja esconder.

Para que a mentira seja construída ela precisa de itens mentirosos que a sustentem. Além disso, a história falsa precisa fazer sentido como se fosse verdadeira e jamais se contradizer. Aquele que mente além de se esforçar teatralmente para fazer com que o que diz pareça real também precisa se lembrar depois de todos os detalhes que criou.

Com tanta coisa assim para pensar é natural que o mentiroso precise de tempo para pensar em tudo o que vai dizer. Como precisa pensar em paralelo a fala o mentiroso ficará com a sua concentração reduzida. Quando a pessoa que fala parece longe e demorar para elaborar as frases e lógica das situações é bem possível que esteja mentindo.

Dica – Se está querendo colocar um mentiroso contra a parede faça de forma sutil e enquanto pergunta sobre a história dê uma segunda tarefa para ele como secar pratos, por exemplo. Bem provavelmente ele vai se atrapalhar com tantas coisas para coordenar ao mesmo tempo.

Os Sinais da Mentira

Mentir é uma coisa que costuma deixar a maioria das pessoas nervosas, porém, enquanto se esforçam para inventar uma história elas tendem a demonstrar menos estresse. Nas pessoas que se sentem nervosas com a mentira é possível observar mais piscadas, entretanto, se a pessoa está realizando o esforço cognitivo de inventar a história pode piscar menos.

Se a pessoa piscar demais ou de menos pode ser indicação que está mentindo. Além disso, a sensação de nervosismo costuma deixar as pessoas incomodadas e agitadas, porém, se estão inventando a história naquele momento podem ficar sem fazer gestos. A concentração necessária para inventar a mentira pode acabar com outras formas de expressão como os gestos. Em geral as pessoas costumam fazer longas pausas enquanto mentem.

Dica – Se você quer identificar um mentiroso não observe somente o seu nervosismo, mas também o esforço mental que a pessoa parece estar fazendo.

O Corpo Entrega a Mentira

Existem especialistas em ler expressões faciais e do corpo, como era retratado no seriado “Lie to Me”. Esses especialistas dão algumas dicas de como perceber que a pessoa que está a sua frente está mentindo. Para começar enquanto conta a inverdade a pessoa tende a quase não mexer braços e pernas. Além disso, pode ser que a pessoa repita as mesmas frases com frequência.

Se são questionados os mentirosos preferem dar respostas rápidas e curtas, de preferência sem detalhes. Quando uma pessoa está mentindo tende a querer se distanciar do assunto de maneira a tratar o que diz de maneira impessoal.

Dica – As palavras “eu” e “meu”quase não aparecem no discurso daquele que mente bem como os nomes das pessoas envolvidas acabam sendo suprimidos por “ele” ou “ela”.

Sinais Não-Comuns

Quem trabalha procurando as mentiras evita se apegar a sinais comuns, para identificar que existe uma mentira esses especialistas observam o esforço para pensar e elaborar a história. Uma boa maneira de pegar uma pessoa mentindo é fazer com que ela precise falar mais a esse respeito de maneira que acabe caindo em alguma armadilha em pontos óbvios que demonstrem que se trata de uma mentira.

Você pode pedir que a pessoa conte a história de trás para frente com o máximo de detalhes que for possível. Quando precisa fazer isso a pessoa passa a ter uma carga cognitiva bem maior e será levada ao seu extremo de maneira a se atrapalhar e acabar se entregando. Mesmo as pessoas que tem mais habilidade para mentir podem acabar tendo problemas para manter a sua história.

Dica – Faça perguntas que vão além de simples “Sim” ou “não”. Pergunte coisas como “você pode me dar mais detalhes sobre essa parte da história?” ou “não estou entendendo muito bem será que pode me explicar exatamente como isso aconteceu?”. É sempre bom interromper a história da pessoa. Evite deixar períodos de silêncio.

Fique de Olho

As pessoas quando mentem aumentam a sua carga cognitiva para poder criar a sua história enquanto falam. Com isso concluímos que pessoas que tem o hábito de mentir costumam ser espertas e inteligentes. Então se você quer descobrir aquela mentira de um bom mentiroso é importante não esquecer desse detalhe para se preparar bem para pegar o ponto em que se pode determinar que se trata de uma inverdade.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário