Como Não Pagar Os 10% Da Conta Sem Constrangimento?




Em alguns Estados foi retirada a obrigatoriedade do pagamento dos 10% do serviço de garçom em um bar. Contudo, o tal valor ainda continua chegando na conta do bar na hora de fechar a mesa e muitas pessoas se recusam a pagar a continha. Porém, acabando gerando uma polêmica, outros na mesa ficam com vergonha e acabam não pagando nada. O quer fazer? É justo pagar este valor?

conta de bar

Pagar os 10% do atendimento é justo

A lei diz que está isenta a obrigatoriedade de pagar uma taxa de 10% do serviço de atendimento do garçom, mas como ela é ampla abre margem a interpretações. Caso o cliente seja mal atendido ele não é obrigado a pagar mas, infelizmente, quem determina se foi mal atendido ou não é o cliente mas com uma contrapartida do argumento do gerente e do garçom.

O artigo 457 das CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) informa que o valor será repassado ao funcionário ao fim do dia. Informa também que a gorjeta é os 10%, mas também informa que o funcionário deve ter um salário com todos os direitos previstos em carteira assinada.

Porque pagar os 10% do garçom é tão duvidoso para alguns clientes

É fato que algumas vezes os 10% da conta parecem injustos. Em uma conta de R$ 1 mil o garçom lucra R$ 100 e durante uma noite pode dobrar o seu salário. É como fazer o cliente pagar a renda dele e por isso algumas pessoas não querem pagar. Elas estão no seu direito, bem como informando que alguns estabelecimentos possuem péssimos garçons que mesmo assim levam o lucro.

conta de bar

Se você não quer pagar os 10% do garçom…

Não precisar fazer um alarde ou informar que é injusto. Pague o valor da conta sem os 10% e veja a reação primeiro. A maior parte dos garçons já vai entender e passar direto. Caso ele cobre, explique que por lei você não é obrigado a pagar mas o estabelecimento pode cobrar o serviço. Logo, você paga se quiser. Caso o garçom ainda insista, peça para falar com o gerente mas seja breve. Pague sem o percentual e pode sair do bar. Dificilmente vão lhe deter porque você está certo.

 

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário