Como ouvir críticas




Tem algo mais difícil do que ouvir uma crítica? Seja uma crítica construtiva ou destrutiva (porque sim elas existem) é muito complicado receber o que nos está sendo dito sem não amaldiçoar a outra pessoa nem um pouco. Porém, num mundo em que a internet é terra de ninguém e estamos constantemente sob a mira da crítica alheia é essencial aprender a ouvir as críticas e utilizá-las de forma positiva.

como ouvir criticas

Uma crítica pode ser recebida como um verdadeiro golpe de faca, mas muitas vezes pode fazer a diferença entre um sucesso e um fracasso. Ninguém está certo 100% do tempo e deve aprender a reconhecer isso. A partir do momento que você sabe pode errar como toda e qualquer pessoa passa a aceitar que pode a pessoa que te critica pode estar dando uma importante opinião.

Talvez alguma coisa que você não tenha visto durante a realização de um trabalho ou mesmo um traço de personalidade podem estar sabotando o seu sucesso. Quando olhamos para nós mesmos não vemos esse tipo de coisa, pois não aprendemos a olhar com olhos críticos.

A primeira lição para aprender a receber bem as críticas é entender que nem sempre elas são realmente um golpe, ou seja, pode ser que na verdade elas tenham apenas um aspecto positivo.

Crítica Construtiva e Destrutiva

Com os ouvidos e olhos abertos para receber as críticas é necessário saber diferenciar aquelas que são construtivas daquelas que são destrutivas. Existem muitas pessoas que criticam algo ou alguém porque tem inveja ou porque simplesmente não gosta do objeto criticado. Outras pessoas, porém, fazem críticas negativas com o objetivo de mostrar qu alguma coisa não está legal e que pode ser mudada.

A diferença básica entre os dois tipos de crítica está no fato de que a construtiva ataca um ponto e tem um argumento para definir como poderia ser melhor, já a destrutiva apenas desqualifica e não tem fundamento e nem aponta uma forma de melhoria. Certamente você tem uma boa noção de uma crítica que é bem fundamentada e daquela que é simplesmente um ataque.

Controle Sua Raiva

O impulso natural do ser humano quando recebe uma crítica é responder a altura aquele o critica. Porém, seja uma crítica construtiva ou destrutiva responder por impulso e com raiva não trará um bom resultado. O melhor é sempre controlar a sua raiva e saber que precisa aprender a contar até 10, 100 ou 1000. O importante é ter calma para estudar mentalmente o que foi dito de forma a refletir se realmente tem algum fundamento.

Reflita

Escutando o que o outro tem a dizer é possível fazer uma avaliação mais completa a respeito da coerência que existe no discurso da crítica, ou seja, existe algum fundamento no que foi dito? Se existe quem saiu ganhando foi você já que conseguiu se controlar, avaliou e descobriu algo que pode aproveitar em melhoria e benefício próprio.

O Falso Elogio

Muitas pessoas preferem mil vezes serem arruinadas por um falso elogio do que serem salvas por uma crítica. Antes de se conformar com elogios de pessoas que apenas querem ser agradáveis sem dizer o que realmente pensam é necessário saber diferenciar os julgamentos.

Os falsos elogios partem em geral de dois tipos de pessoas, aquelas que não têm coragem de serem sinceras porque temem te magoar e daquelas que simplesmente não desejam se indispor com você, ou seja, os puxa-sacos. Dessa forma se você está preocupado de estar cercado de pessoas que não farão uma avaliação concreta é importante pensar melhor no público que tem escolhido para te criticar.

O Crítico

Para que uma pessoa possa criticar algo com um mínimo de propriedade é necessário que conheça pelo menos um pouco sobre o assunto. Sendo assim não adianta pedir para a sua mãe julgar um trabalho sobre física nuclear se ela entende mesmo de psicologia, entende?

A escolha das pessoas que irão fazer o julgamento de um trabalho seu ou mesmo do seu comportamento pessoal ou profissional exige atenção para a capacidade que os críticos têm para tal. Até para criticar é necessário ter uma bagagem de conhecimento.

Críticas no Trabalho

Um dos lugares em que mais sofremos críticas e nos quais mais temos dificuldade em nos conter é no trabalho. As pessoas tendem sempre a pensar que são perseguidas por um chefe cruel ou mesmo por colegas que almejam o seu lugar. O que quase ninguém pensa é que talvez algumas dessas críticas tenham sim fundamento e que ouvi-las traria um grande benefício para o seu rendimento.

Então antes de jogar a responsabilidade dos erros para cima das outras pessoas pense de forma sincera se você realmente não merece essas críticas e talvez não possa tirar proveito delas. Ouvir apenas não basta, deve-se aprender a refletir e tirar o melhor do que lhe é dito para a sua vida.

Críticas Pessoais

Quase todo mundo já ouviu alguma crítica pessoal, seja de amigos, de familiares ou de um namorado(a). Não é fácil escutar que você é arrogante, preconceituoso, chato, intrometido, sem noção enfim qualquer coisa que demonstre que a sua companhia nem sempre é bem-vinda.

Porém, pense que se uma pessoa te diz essas coisas é porque se preocupa e realmente quer que você melhore para que não sofra as consequências de ter um grave defeito. Dessa forma comece a observar com mais carinho pessoas que te falam coisas negativas a seu respeito, bem melhor do que aquelas que falam peças costas.

Esteja Aberto

Saber que tem defeitos como todo e qualquer ser humano e que é passível de errar é fundamental para ter uma vida mais feliz e plena. Isso porque estando a aberto as críticas você pode tentar mudar o que não está muito bem no momento e quem sabe evitar novas críticas no futuro.

Nem todo mundo que te critica é seu inimigo, muitas vezes as pessoas somente querem o seu bem e por isso te dizem coisas que você precisa ouvir. Aprenda a aproveitar ao máximo o que as pessoas tem para te dizer sejam coisas boas ou más.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário