Dicas importantes para quem pensa em morar sozinho

Independência. Esta é a realização que muita gente procura, principalmente dos mais jovens, dos que se revoltam com os pais, dos que de fato sofrem por morar num ambiente hostil. São inúmeras as implicações. Contudo, morar sozinho envolve muito mais do que o ato de sair de casa, nem das complicações financeiras, como aluguel, supermercado, luz, água e por aí vai. Mas se trata das responsabilidades em morar só, de ter a consciência de passar a ser o único responsável pela sua sobrevivência e rotinas do dia a dia, cozinhar, lavar, limpar, passar. Tudo isso vem no imenso pacote da independência. Até este trecho alguns já começam a ter dúvida se morar sozinho é um bom negócio ou não.




Planejamento financeiro para morar sozinho

Se não está trabalhando, desista logo, a não ser que seus pais ou alguém resolva pagar as contas. Mas se trabalha e só depende de si mesmo, vamos às contas. A princípio deve-se somar todas as fontes de renda que possua, mas nada de contar com aquela eventual comissão. Estamos falando do salário liquido. Extras são extras.

Procure um lugar para morar que consuma ¼ do que ganha, no máximo 1/3. Acima disso será muito inviável se sustentar e lembrar que nesta soma entra o valor do condomínio. Morar em apartamento (de fato é o ideal para alguém solteiro) oferece mais segurança e praticidade mas há o custo extra mensal mesmo o imóvel sendo seu.

Procure saber com amigos ou parente nesta situação quanto custam às contas de água e energia para ter uma média de quanto gastará. Então é só ir somando todos os compromissos que se têm mensalmente, como alimentação, transporte, telefone. A soma de tudo isso terá que caber no seu orçamento, ou seja, seus gastos devem ser menores do que seus ganhos.

Antes de tudo, serão necessários móveis eletrodomésticos para que aconteça a mudança, economizar e ir comprando a mobília antes de partir ajudará muito. Evite se mudar para morar só ainda com muitas prestações mensais. A montagem de uma casa em se tratando de móveis e eletrônicos pode sair por mais de R$ 5 mil.

Partindo para morar sozinho

Procure nunca sair brigado com a família para ir morar sozinho. Não se sabe o dia de amanhã, todas as possibilidades devem ser avaliadas e a de não dar certo faz parte. É preciso ter para onde voltar. Explique para seus pais o quanto isso será importante no seu crescimento pessoal e no amadurecimento perante a vida. De fato, o tempo e as dificuldades lhe trarão muitos ensinamentos que lhe melhorarão como pessoal e como profissional.

Morando sozinho

Escolha de preferência um local que se sinta bem, aconchegante, mas que esteja no seu limite ou abaixo e que não seja muito grande. Morando só vai aprender que a limpeza e organização serão mais fáceis.

Ao montar seu lar, prefira utensílios e coisas funcionais para facilitar seu dia a dia. Não adianta um sofá enorme e caro se você sai de manhã só volta à noite e lava sua roupa a mão. Invista numa máquina de lavar roupas, microondas, cafeteira e demais produtos que darão mais tempo e qualidade de vida.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário