Emprestei e não devolveu. Qual a melhor maneira de cobrar?




E quem nunca emprestou algo e nunca mais viu de volta? Este é um mal universal: emprestar algo a pessoas que jamais devolvem. E não tem como saber quem irá devolver ou não, porque no começo todo mundo diz que vai devolver assim que terminar de usar, não é mesmo? Porém, depois de uns meses, começa a se tornar uma boa e longa promessa de político que acaba por não chegar a lugar algum. 

Emprestei e não devolveu

Emprestei e não devolveu: veja dicas que podem te ajudar a não ficar sem seus objetos.

O ideal seria mesmo não emprestar se você não tem certeza que vai receber de volta. Mas como não tem como ter esta certeza, existem pequenas medidas que podem te ajudar a ter o seu item de volta sem precisar de muito sacrifício.

– marque seu nome, caso possa. Sabe quando somos crianças e a mamãe marca a caneta com o nome do aluno? Não tem forma melhor de uma pessoa devolver seus produtos que não seja marcando seu nome. Pode ser em uma cadeira, escada,em um livro, um DVD, o importante é que ela veja que não é dela e os outros também.

– invente um uso. Você não precisa usar de fato mas peça de volta a sua escada informando que vai fazer uma reforminha em casa. Simples e a pessoa que está com seu produto vai ter que devolver rapidinho. Para tudo o que for emprestado há um uso: um vestido que você quer usar de novo, uma bolsa que só ela combina com seu sapato, sua caixa de ferramentas…o importante é estar com seus objetos de volta.

– peça para um amigo comentar sobre o objeto na casa de alguém. “Ah, que vestido legal, fulana tem um igual, não é?” ou “que caixa de ferramentas bacana, é sua?”. Se o recado não servir não tem jeito, vai ter que cobrar.

– use o sentimentalismo. Torne o objeto importante dizendo que foi presente de sua esposa, de sua mãe falecida ou algo assim e com certeza a pessoa irá devolver.

Como cobrar um objeto de um amigo

Não há porque ter vergonha de cobrar o que é seu. Se for amigo vai entender. Se for colega use as desculpas acima descritas e o que é seu vai voltar para o conforto do seu lar. Não precisa ter tanto jeito se for um vizinho ou colega de um colega, porque é seu e por direito o item devia estar junto do dono.

Infelizmente todo mundo já perdeu algo porque emprestou. Então fica a dica que, a menos que possa cobrar, não empreste.

E o que você já emprestou e jamais recebeu de volta?

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

7 Comentários

  1. Ravena says:

    Emprestei meus livros de Português e Matemática do ano passado que paguei 500 reais e a menina ainda não me devolveu sendo que já passaram-se 3 semanas. Só pedi uma vez e ela disse “Eu sempre acabo esquecendo” não é possível esquecer todo santo dia, ainda mais do que é dos outros. O pior é que fui eu quem tomou a iniciativa de emprestar (queria ajudá-la, porque é novata).

  2. Ivan Ferrer says:

    Que não voltaram: fone de olvido, cabo usb, livro, guarda-chuva, dinheiro. Nada de muito valor, não custumo emprestar coisas de valor

  3. talita says:

    Eu emprestei há uma conhecida minha E aí no final da aula ela tipo ficou com raiva de mim e eu pedi minha caneta de volta e ela não devolveu e levou para casa e nenhuma resposta seu o q eu faco?
    já se faz poucos dias e se ela tiver pegado a minha caneta ou dado para alguém ou jogado fora ela foi pra escola no dia seguinte e eu procurei a minha caneta e não estava lá Ela deixou em casa para que eu não pedisse a caneta de volta o que eu faço?

  4. Izabella says:

    Tbem emprestei um casaquinho pra uma amiga mais ela não devolveu nem comentou mais nda,nao faço questão dele,mais ela tem q aprender q não é dela e parar com esse defeito.

  5. Diana says:

    Emprestei um brinco que eu amo para uma amiga muuito próxima, é de valor emocional pq minha mãe que me deu. Faz um mês mais ou menos e ela usa em todos os lugares! na faculdade, em uma formatura que ela foi, até mesmo pra sair comigo ela usou várias vezes! Eu não tenho coragem de pedir de volta, mas quero muito que ela me devolva, já precisei dele e ele não estava comigo. Não sei oque eu faço 🙁

  6. Aline says:

    Emprestei um notebook, gostei das dicas vou usar…. Mas nuca mais empresto nada.

Deixe um comentário