Fazer faculdade ou um curso técnico?




Uma década atrás entrar na faculdade era considerado crucial para a carreira de uma pessoa. Um adolescente ou adulto que não entrasse no ensino superior estava fadado a sub empregos e salários baixos, sem jamais poder chegar nos casos de gerência. Hoje em dia, contudo, o mercado anda bem diferente e cursos de curta duração ou até ausência de ensino superior é totalmente aceitável.

faculdade ou curso técnico

Faculdade ou curso técnico?

Diferenças entre curso superior e técnico

O curso superior é o nível de estudo logo acima do ensino médio. Com duração em média de 4 anos, é voltado para direcionar o aluno para uma profissão em específica, seja ela em direito, jornalismo, engenharia, dentre muitos outros. Alguns cursos superiores podem durar mais de cinco anos, casos de Direito e Medicina.

O curso técnico também direciona o profissional diretamente ao mercado de trabalho, mas possui um foco ainda maior. Com duração média de dois anos, é voltado a ensinar um ofício em específico sem a possibilidade de abranger conhecimento. Em um curso superior você aprende tudo sobre uma área e pode se tornar pesquisador, seguir com mestrado ou doutorado ou ainda escolher áreas mais específicas em especializações. Já com o curso técnico, isso não será possível.

Fazer um ou outro depende do que você quer da sua profissão

Escolher entre graduação tradicional e um curso técnico depende bastante do que você quer em seu futuro profissional. Se pretende seguir para ser um Doutor em sua área, o curso técnico não é uma opção. O certificado emitido por um curso técnico não é aceito como pré requisito para entrar no mestrado.

Se você quer se formar em algo mas quer seguir estudando para concursos em nível médio, um ou outro não vai fazer diferença. Caso queira prestar concursos de nível superior, vai precisar fazer faculdade. Mas muitos concursos aceitam apenas diploma técnico no Brasil.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário