O que é altruísmo?




O altruísmo é uma expressão de preocupação com o bem-estar dos outros sem qualquer benefício ou motivação para si mesmo. Hoje em dia é realmente muito difícil encontrar exemplos de verdadeiro altruísmo no sentido psicológico. Com os seres humanos, ajudar os outros geralmente resulta em uma sensação de prazer ou satisfação, o que sugere que os homens e mulheres têm realmente gostado de se comportar de maneira altruísta, fornecendo uma recompensa emocional a si mesmo.

 altroísmo

Como as pessoas entendem o altruísmo

Quando as pessoas falam sobre altruísmo, elas não costumam entender o altruísmo no sentido biológico ou psicológico. Elas referem-se a um ato de bondade ou expressão de preocupação que não tem um benefício material. Por exemplo: alguém que doa dinheiro para uma instituição de caridade pode ser considerada altruísta porque ele ou ela não se beneficia diretamente do ato. 

Muitas culturas vêem o altruísmo como um traço de personalidade positivo, e nelas os atos altruístas são altamente valorizados. Muitas religiões, incluindo o Cristianismo, Budismo, Judaísmo, Islamismo e outras promovem o altruísmo entre os seus seguidores, reforçando a ideia de que as pessoas não são justas se não podem expressar preocupação pelo bem estar dos outros. 

A capacidade de ajudar os outros, mesmo ao custo de pessoal, é considerada uma parte importante da expressão da fé religiosa para muitas pessoas.

altruísmo

Os teóricos da filosofia também falam sobre altruísmo. Na ética, o altruísmo é muitas vezes descrito como necessário para que uma sociedade sobreviva. Para uma pessoa sobreviver em um meio social, ela deve ser altruísta por natureza. 

Como praticar o altruísmo

Ser altruísta é simples: basta ajudar aos outros. Uma forma de fazer isso é procurar instituições de caridade e ser voluntário ou doar objetos de casa que não se use mais. É uma boa pedida também pensar em ajudar pessoas carentes nas ruas, arrecadar alimentos para doação em comunidades carentes ou juntar dinheiro para ajudar desabrigados. 

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário