O que é o complexo de Deus?




Quando alguém diz ter um complexo de deus, normalmente significa que ele ou ela é extremamente arrogante, pode considerar a si mesmo infalível e pode tentar controlar ou manipular outras pessoas. Uma pessoa com complexo de Deus sugere que a pessoa se comporta como se ele ou ela seja um deus. O termo pode ser usado coloquialmente para se referir a pessoas que se comportam como superiores e demonstram pouca empatia e compaixão pelos outros.

complexo de Deus

Características de uma pessoa com complexo de Deus

Não existe uma definição específica o termo complexo de deus, mas há certas características que são comuns em pessoas com este problema de personalidade. Estas características incluem arrogância, prática de bullying com colegas e até amigos ou manipular os outros, ser crítico e acreditando que ele ou ela nunca está errado.

Alguém com complexo de Deus também pode ser propenso a se irritar  quando as coisas não vão sua maneira. Pode ser pobre em comunicação interpessoal e pode não ser receptivo a críticas. Ele ou ela pode também tentar exercer uma grande influência em vários assuntos e saboreia ter poder, autoridade e controle. Muitas pessoas apresentam algumas dessas características em determinadas situações, mesmo que não tenham este problema.

complexo de Deus

O complexo de Deus é mais comum em algumas profissões

Pessoas em certas profissões são muitas vezes acusadas de ter complexos de Deus. Entre os mais comuns são os médicos, cirurgiões, políticos e gestores. Muitas dessas profissões exigem uma grande quantidade de conhecimento ou habilidade e envolve ter influência ou autoridade sobre outras pessoas. 

Apesar das maneiras que as pessoas que tem complexo de Deus se comportam, muitos psicanalistas acreditam que eles realmente tem uma auto estima muito frágil e delicada, desenhando sua auto-estima a partir da aprovação e atenção dos outros. Esta sensibilidade pode ser o que os leva a comportar-se insensivelmente, pois quando se sentem ameaçadas ou marginalizados, podem atacar. Também pode ser difícil para as pessoas reconhecerem que tem complexos de Deus, e eles podem interpretar sugestões de mudanças de comportamento como críticas severas.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

4 Comentários

  1. Caíque says:

    Obrigado pela explicação! Eu jurava que a palavra ( complexo de Deus ) fosse algo bom sabe. Juro que não esperava isso muito obrigado!

  2. anonimo says:

    me disseram que eu tinha isso, resolvi pesquisar e .. cara eu sou orrivel!

  3. Anderson Luiz Rego says:

    Muito bom esse tópico, me ajudou a ter compreensão e de conhecer um pouco mais sobre mim mesmo, pois acredito que me encaixo nessa síndrome, embora relutante (rsrs), mas explica muito sobre alguns comportamentos. Parabéns pela edição.

  4. Ezequias Campos says:

    posso compartilhar este topico no meu face, achei ele muito interessante…
    n quero correr risco de ser acusado de plagium, por issu estou pedindo permissao

Deixe um comentário