Vergonha de ir ao ginecologista! O que fazer?




Muitas mulheres possuem receio de ir a um ginecologista. O ginecologista é um profissional que trata da região íntima da mulher, mais especificamente do seu sistema reprodutor, e é comum sentir-se exposta diante do profissional. Mas não há o que temer.

O ginecologista é um profissional o qual irá cuidar da saúde do sistema reprodutor feminino, uma das partes mais importantes do corpo de uma mulher e bastante suscetível a doenças. Os altos índices de câncer de colo de útero fazem a visita ao profissional indispensável, tanto para acompanhamento como tratamento caso haja algum problema no ciclo menstrual, ou dores fortes na TPM. Existem mais de 100 motivos para não ignorar este médico em sua rotina anual de visitas a profissionais da saúde.

vergonha de ir ao ginecologista

Você está protegida pelo sigilo médico

O maior medo das mulheres é imaginar o médico contando sobre suas partes íntimas a outras pessoas. De fato isso é possível, mas não com um profissional sério e competente. O sigilo médico proíbe o profissional de contar a alguém qualquer assunto relacionado a uma consulta médica com o nome do paciente, ou divulgar imagens sem autorização. Caso isso aconteça, é cabível de processo e você pode ganhar uns zeros a mais em sua conta bancária.

Para evitar tais problemas, procure por um médico de confiança de parentes e amigos e investigue o histórico do profissional. Caso se sinta melhor, escolha uma mulher ao invés de um homem.

visita ao ginecologista

Tire suas dúvidas antes de partir para o exame

O exame ginecológico é o grande temor das mulheres por ser invasivo e a mulher estar nua. Contudo, você pode contornar seu medo. O médico não irá fazer nada para machucar, e antes de ser examinada você pode conversar sobre seus medos e tirar todas as suas dúvidas.

Não há o que temer em um exame ginecológico. Ele dura menos de cinco minutos e você sairá mais tranquila caso não tenha qualquer problema de saúde.

Quanto mais cedo começar a ir ao ginecologista, melhor!

A partir da primeira menstruação a mulher já deve ir ao ginecologista para fazer seus exames hormonais. A consulta também é uma forma de se orientar melhor(sem lendas) sobre sexualidade e gravidez, já que a ginecologista também pode acompanhar o passo a passo da sua gravidez. Para fazer o parto, contudo, é preciso ser cirurgiã obstetra.

As mais jovens podem ficar tranquilas que o que é dito no consultório irá ficar entre paciente e médico, mesmo que os pais insistam. O paciente é a filha e assuntos como virgindade, gravidez e doenças podem ser restritos a ficha dos médicos apenas, caso assim a paciente queira.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário