Dicas para comemorar o Dia dos Namorados em casa

O dia dos namorados é comemorado no Brasil no dia 12 de junho, na véspera do dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro. Geralmente os casais saem para um restaurante ou barzinho na noite do dia 12. Porém, o que deveria ser romântico pode acabar se tornando uma dor de cabeça, já que os lugares ficam sempre lotados. Para evitar ter que esperar horas na fila de espera para encontrar uma vaga em um restaurante, muitos casais passaram a comemorar a data em casa. Além de gastar menos, em casa dá para ficar mais a vontade e criar um clima mais intimista e romântico.

Se você pretende comemorar o dia dos namorados em casa, confira as nossas dicas e tenha uma noite inesquecível.

comemorar o Dia dos Namorados em casa

Preparação do Jantar do Dia dos Namorados

Cozinhar ou Comprar Comida Fora?

O primeiro passo é definir qual será o prato do jantar. Se você tem o costume de cozinhar, poderá fazer uma receita especial. Lembre-se de comprar tudo com antecedência e começar a preparar um pouco antes para não correr o risco de o seu (sua) namorado (a) chegar e te encontrar no fogão antes de tomar banho. O ideal é que, se for preparar a receita, escolha alguma que já tenha testado para não correr o risco de dar errado.

Cozinhar é um ato de carinho e o seu amor ficará muito feliz de ver que você se dedicou para preparar algo especial para vocês dois. Entretanto, se você não cozinha, não se preocupe, dá para fazer demonstrações de amor de outras maneiras. Nesse caso, prefira encomendar algo de algum restaurante. Não se esqueça de fazer a encomenda com antecedência também para não correr o risco de não encontrar nenhum local que entregue ou que o jantar chegue muito tarde na sua casa.

Outra opção é comprar pratos pré-prontos, que facilitam bastante e diminuem as chances de algo dar errado. Eles são encontrados em supermercados ou mesmo em restaurantes.

A Escolha do Prato

Na hora de escolher o prato, independente se for cozinhar ou comprar pronto, é importante levar em consideração que se trata de uma noite romântica. Pratos pesados, como uma feijoada, por exemplo, não são indicados, afinal, depois de comer um prato como esse, tudo o que as pessoas querem é se deitar para dormir.

Pratos como risotos, massas e saladas são boas opções. Além de fáceis de serem preparados, são também facilmente encontrados em restaurantes. Marque para que o prato seja entregue algum tempo antes do seu convidado (a) chegar, mas não muito antes para que não fique frio.

A Escolha da Bebida

A escolha da bebida está totalmente ligada ao prato, portanto, assim que definir o prato, procure saber qual a bebida que mais combina com ele. Existem diversos tipos de vinhos, e certamente haverá um que combine com o prato escolhido para o jantar. Além disso, o vinho é uma bebida romântica, que combina perfeitamente com a situação.

Preparação do Ambiente

Um bom jantar romântico precisa de um ambiente especial e aconchegante. Somente marque um jantar desse tipo de casa se você morar sozinho (a) ou se não tiver ninguém em casa nesse dia. Não dá para fazer um jantar romântico com os seus pais na sala. É preciso que o casal tenha privacidade e tranquilidade, senão o romantismo vai embora e tudo o que irá acontecer é que vocês matarão a fome comendo.

Iluminação: A iluminação é um fator de grande importância. Quando se fala em jantar romântico, logo se associa a um jantar a luz de velas. Prepare a mesa com um castiçal e coloque as velas. Verifique se apenas as velas são capazes de iluminar razoavelmente os pratos. Comer no escuro não é muito agradável. Nesse caso, procure deixar a luz do cômodo ao lado acesa, esse efeito de meia luz é ótimo e muito aconchegante.

Música: Uma música ambiente irá ajudar a dar o toque final de romantismo que o momento merece. Escolha uma trilha que vocês dois gostem e coloque para tocar em um volume mais baixo, para não atrapalhar a conversa de vocês.

Organização: Deixe tudo organizado no ambiente em que vocês ficarão. Um local bagunçado estraga o clima especial. Por isso, separe algumas horas do dia para organizar a casa ou pelo menos os ambientes em que vocês ficarão.

Preparação Pessoal

Não é porque o jantar vai ser em casa que você não precisará se preparar, arrume-se para receber que você ama. Não importa se você é homem ou mulher, fique bonito (a) como se fosse sair. Como se trata de um jantar especial, estar de calça de moletom e chinelo de dedos não irá combinar muito.

Se preparar para esse momento também é um gesto de amor, e seu (sua) namorado (a) ficará feliz de vez que você se preparou especialmente para recebê-lo (a). As mulheres não precisam colocar salto alto, nada exagerado, arrume-se da forma que estiver acostumada.

A Data Escolhida

Como dissemos no início, o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho, porém, quando cai no meio da semana acaba dificultando, pois grande parte das pessoas trabalha cedo no dia seguinte. Pode ser mais interessante marcar o jantar para a sexta ou sábado mais próximo da data do que preparar algo e não poder aproveitar muito por ter que acordar cedo no outro dia.

Converse com seu (sua) namorado (a) e decidam juntos se é melhor comemorar na data ou deixar para outro dia. Mas não deixem de comemorar. Mesmo que muitas pessoas considerem o dia dos namorados uma data comercial, o que importa são os sentimentos de vocês. Aproveitem esse dia para curtirem um ao outro.

Casados Também Devem Comemorar!

Muitas pessoas acabam se esquecendo dessa data depois que se casam. Mas saiba que um casal deve continuar namorando mesmo depois do casamento. Aproveite esse dia para preparar um jantar especial para o seu marido ou esposa. Se tiver filhos, combine com algum parente para ficar com eles. Aproveitem esse momento para manter acesa a chama do amor de vocês.

Deixe um comentário