Bisbilhotar o Computador dos Filhos: Cuidados ou Invasão de Privacidade?




Um computador com Internet é uma porta para o mundo fora do lar e isso preocupa alguns pais. É fato que há muita ruim na rede mundial de computadores, mas também há coisas bem bacanas como informações escolares para ajudar na pesquisa em trabalhos, sites com jogos interativos. Mas, infelizmente, é no mesmo local que encontramos sites de violência e pornografia de forma avassaladora e todo cuidado é pouco.

A maior parte dos pais simplesmente enlouquece ao pensar que seu filho pode ser uma grande vítima de um pedófilo ou pode estar aprendendo coisas nada instrutivas para sua vida acadêmica e familiar. A primeira medida é vigiar, colocar senhas mas nem sempre funciona, pois crianças e adolescentes são bem espertos em tais casos.

Bisbilhotar o Computador dos Filhos

Bisbilhotar o Computador dos Filhos: segurança ou apenas curiosidade de saber o que os pequenos estão acessando?

Bisbilhotar é a melhor saída?

No caso de crianças de menores de 12 anos é sim. Por mais tecnológicos que os pequenos sejam, eles ainda não possuem maturidade suficiente para entrar na Internet. E as crianças absorvem bem rápido tudo o que é informação, por isso todo cuidado é pouco na hora de deixar os pequenos acessarem a web. 

A melhor maneira é que ao menos de 10 anos o uso do computador seja acompanhado. Os pais não precisam ficar o tempo todo ao lado das crianças, mas ao menos alguns minutos entrando e saindo do quarto é a melhor opção. Uma boa pedida pode ser ter um computador comunitário para os filhos, que fique alocado na sala de estar ou em escritório. Após o uso das crianças do computador, verifique o histórico de acesso do site, o que eles andam entrando e caso veja que um site não é bacana faça o bloqueio no computador e assim poderá ter mais segurança de que eles não vão acessar conteúdo indisponível.

Seu filho pode sim ter redes sociais, mas que tal dá um pouco menos de liberdade nestes casos? Verifique como ele usa, quem está em suas redes e se são mesmo coleguinhas de escola. É por meio de redes sociais que os pedófilos mais se infiltram e fazem suas vítimas.

A contrapartida de tanta vigilância é estimular o pequeno a brincar com o computador. Use a web com ele para acessar jogos de colorir e outros jogos interativos bacanas para que ele aprenda que na Internet há coisas bacanas também, bem como estimule seu aprendizado de sala de aula.

Bisbilhotar o Computador dos Filhos

Bisbilhotar o Computador dos Filhos é importante para garantir que o pequeno não está sendo ludibriado por adultos com fotos em redes sociais de crianças, os pedófilos de plantão.

O computador e os adolescentes

O grande problema de vigiar computadores de casa vai ser o dos adolescentes. Eles adoram ter sua privacidade e como ainda estão aprendendo sobre a vida, valores, amizade e relacionamentos, podem ser que não estejam fazendo um bom uso da rede.

O melhor é sempre manter o canal de conversação aberto e não ir contra aos gostos do seu filho ou filha. Deixe que ele tenha sua liberdade mas eventualmente chegue perto quando ele usa o computador, pergunte o que ele está fazendo e mantenha um bom relacionamento sobre o assunto. Desta forma ele vai se sentir mais liberto para comentar o que anda fazendo e nem use senha em suas redes sociais ou no notebook, o que vai te deixar com um canal aberto para eventuais buscas em caso de problemas.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário