Casal sem filho pode ser feliz?




Se você perguntar a um casal repleto de filhos se eles se imaginam em uma casa sem crianças com certeza eles vão dizer que não. Para algumas pessoas filhos é o centro do mundo, a razão da família existir e a criação de um núcleo familiar para prolongar as raízes. “É da Bíblia”, alguns vão dizer. Mas e quando o casal pensa em não ter filhos? O que fazer nestes casos?

casal sem filho

Ter filhos hoje em dia é uma opção 

Ao contrário de algumas décadas atrás,  ter ou não filhos é opcional. Hoje existem milhares de métodos contraceptivos que podem ser baratos ou mais caros, tanto para uso no corpo masculino ou feminino. O homem que não quer ter filhos pode fazer uma vasectomia e tornar seus espermas não férteis e a mulher pode usar preservativo, tomar a pílula ou ainda usar o DIU. Métodos é o que não faltam para prevenir a gravidez e os filhos podem até nascer quando o casal estiver mais preparado economicamente também.

Casais sem filhos sofrem preconceito

É fato que casais sem filhos hoje sofrem preconceito dos que não querem. Muitos acreditam que é por não gostar de crianças, o que não é verdade. Pode ser que seja o primeiro caso, mas as pessoas ainda assim não possuem o direito de julgar. Do mesmo jeito que alguém escolhe dedicar sua filha a criar filhos, alguém pode escolher sua vida a não ter mais filhos. É uma opção.

casal sem filhos

Por que não ter filhos?

A pergunta que todos os casais costumam responder é: por que ter filhos? Aos casais que não querem ter filhos, a grande pergunta é: por que não ter? Muitos vivem em função do trabalho, não querem dedicar a vida a outro ser ou não querem perder  a liberdade da casa por terem filhos. São diversos os motivos pelos quais as pessoas não querem ter filhos e todos são justificáveis.

É fato que sem crianças mais em casa a renda é maior. Um dos motivos pelos quais os casais optam por viver sem filhos pode ser um salário baixo. Um salário pequeno dos dois pode não garantir o conforto necessário que gostariam de dar aos pequenos. Outro motivo é querer gastar com outras coisas mesmo: viagens, lazer, festas e viver mais intensamente.

Casais sem filhos podem mesmo ser felizes?

Sim, eles podem. Ter filhos é muito bacana e feliz mas não é o centro da felicidade do casal. Eles podem dispender sua felicidade com crianças em sobrinhos, filhos de amigos e afilhados e curtirem uma melhor vida a dois. Podem levar filhos de amigos e sobrinhos em viagens e depois curtirem a vida em casal do mesmo jeito. Dá sim para ser feliz sem precisar ter uma casa repleta de crianças. Ter filhos ou não é mesmo uma opção hoje em dia.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

4 Comentários

  1. Bombera says:

    Patricia, não é um erro não, é fato!

  2. Bombera says:

    Parei de ler quando vi a palavra Bíblia! Mas enfim, sem filio você nunca terá uma família, e quando estiver velho, se quiser envelhecer é claro, vai ficar sozinho, quero filhos e netos!

    • Joao Costa says:

      Isso é preconceito. Os lares estão cheios de pessoas com filhos que os abandonam. Filho é uma fonte de stress e tensão. E só quem não tem pensa o contrário.

  3. Patricia says:

    É um erro atrelar a felicidade do casal à geração de filhos.

Deixe um comentário