Como definir limites para crianças




Estabelecer limites não torna o pai “malvado” sempre, mas isso se os pais são justos. Quando você como pai impõe seus limites, os seus filhos podem não gostar do que você está fazendo. Faz sentido que eles possam parecer infelizes, mas toda criança precisa ter limites. Quando os pais não os colocam, a sociedade os coloca e de forma bem mais severa e não agradável.

Como definir limites para crianças

Comece com apenas algumas regras

Quanto mais regras você tem, mais difícil será para os seus filhos se lembrar. Coloque uma a uma cada regra em sua casa no dia a dia e veja como ele se comporta com regras simples, para depois ir aumentando a complexidade dos problemas.

Tenha certeza que você sabe por que você está dizendo não

Como pai, você deve manter seus filhos saudáveis e seguros. Você deve ajudar seus filhos a aprender a conviver com outras pessoas. E você tem que ser firme com o que você acredita, ou seu filho pode entender que sua variação não é uma certeza de sua opinião e não respeitar seus limites.

Explique suas razões para dizer não. Tenha certeza que seu filho entende suas razões. “Você não pode levar a sua moto em toda a cidade, porque há muito tráfego e você pode se machucar.” Seja direto e prático quanto a isso.

Como definir limites para crianças

Ouça seus filhos

Crianças precisam de uma voz na definição de limites. Eles precisam de uma chance de dizer o que eles pensam e sentem. Até uma criança de cinco ou seis podem falar com você e ajudá-lo a definir os limites justos. 

Quando as crianças lhe ajudarem a fazer as regras, são mais propensas a obedecer. É importante compreender o seu ponto de vista, mas só por ouvi-los não significa que você tem que concordar com eles e mudar suas regras. Vocês podem definir muitos limites juntos, embora alguns podem ter que ser definidos por você apenas.

Diga o que você quer dizer e não deixe as coisas nas entrelinhas

Seja muito claro sobre seus limites. Por exemplo: afirme  claramente a hora que você quer que seu filho estar em casa. Diga “12 horas” em vez de “Não muito tarde.” Assim você dará margem para que seus filhos não sigam as regras.


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário