Como Educar Crianças Especiais




Crianças especiais são aquelas que precisam de um pouco mais de atenção por desenvolverem alguma doença que dificulta o seu aprendizado. Estão no grupo que se enquadra com este termo as crianças com Síndrome de Down, com pouca oxigenação no cérebro que pode causar retardos no desenvolvimento do sistema nervoso, as surdo mudas, dentre outras. Existem mais de vinte doenças que podem caracterizar uma criança especial.

Como Educar Crianças Especiais

Educar crianças especiais exige dedicação de pais e todos os que rodeiam a criança em seu dia a dia.

Leia bastante sobre o problema do seu filho

O maior erro que os pais podem cometer na educação de uma criança especial é não entender qual o real problema do seu filho. Cada doença traz sintomas e características especiais que pode facilitar o aprendizado de uma forma. As crianças com down por exemplo aprendem mais rápido com o uso de música. Já as surdo mudas curtem bastante desenhos e figuras associativas com imagens reais. 

É preciso entender as particularidades de cada doença. Uma boa visita a uma livraria vai ajudar bastante aos pais, bem como procurar médicos e educadores especializados em educação para crianças com problemas para dar dicas de como fazer a educação no ambiente familiar. 

Não deixe tudo na mão dos profissionais.

Aprenda junto com seu filho. O amor e carinho dos pais é mais importante que o de qualquer pessoa e este deve estar presente na educação do pequeno. Crianças com problemas que dificultam seu aprendizado costumam se sair melhor quando estão com o apoio dos pais.

Se precisar aprender libras, aprenda. Se tiver que ir nas aulas toda semana, vá. Todo o apoio dos pais é importante e necessário para que a criança possa se comunicar em casa. Nada pior para uma criança que seu professor da escola ou seu médico a entender mais que seu próprio pai.

Entenda as limitações do seu filho.

Seu filho é especial, é diferente. Entender o problema dela vai lhe ajudar a também compreender como ele aprende. No começo parece complicado mas com o passar dos anos a educação de uma criança especial se torna simples, o dia a dia e o convívio fazem pai e filho entrarem em sintonia.

Certifique-se também que todos que convivem com a criança, como professores, empregada e amigos do bairro, entendem a condição do pequeno e não o menosprezem ou hajam com preconceito. Una a criança a pessoas que podem lhe ajudar e não danificar o seu processo de aprendizado.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário