Como lidar com um filho com ciumes do irmão




Ciume entre filhos é um dos sentimentos mais comuns entre as famílias  principalmente quando um outro irmão surge com alguns anos de diferença. O pequeno que tinha tudo para si terá agora que dividir suas coisas com outra pessoa, e não é agradável para alguém mimado por anos como a joia da família.

Às vezes o ciúme tem algum motivo para vir a tona ou muitas vezes surge sem razões aparentes. Uma pessoa ciumenta pode mostrar seu sentimento em atitudes e ações mal interpretadas, justamente pela sua tendência passional de querer tudo para si.

Por que meus filhos sentem ciumes um do outro?

Dentro de um lar é muito comum o ciúme entre irmãos, principalmente dos mais velhos com os mais novos. Mas também o contrário existe, pois os irmãos mais velhos são incumbidos com mais responsabilidades, como cuidar dos mais novos enquanto os pais saem de casa, gerando nos mais novos os ciúmes por ter a autoridade e responsabilidade maiores devido à idade.

ciume entre filhos

Quando o ciume entre irmãos é bom

O que é também muito comum, principalmente na adolescência, são os ciúmes dos irmãos com as irmãs controlando seus passos, não querendo que saia ou que tenha namorados. Contudo, isso não acontece só pelo fato dele ser ciumento. Ás vezes é algo que vem de tempos atrás, pois os pais têm o costume de pedir aos filhos que protejam a irmãzinha indefesa. E eles ouvem isso desde pequenos, crescem ouvindo os pais falando dos cuidados com irmã, e este sentimento de proteção fica nele. Neste caso, o ciume entre seus filhos é algo positivo e em medidas saudáveis deve ser encorajado.

ciume entre filhos

Avalie o caso e veja se precisa de cuidados

Para saber os motivos do ciúme é necessário avaliar caso a caso, primeiramente tentando descobrir o porquê do afloramento deste sentimento. Se o problema realmente está no caráter do irmão ciumento, tempo e paciência são fundamentais. O ciúme está ligado diretamente ao nível de maturidade da pessoa e com o tempo ele pode perder este sentimento. 

Saiba que o ciumento sofre muito e precisa de ajuda. Ele vive numa eterna tortura achando que está sendo enganado, criando teorias de conspiração, dentre outros pensamentos. É necessário antes de julgar seu filho, conversar e entender qual o caso em questão. Mantenha a porta do diálogo sempre aberta. Passem mais tempos juntos em casa, ou saiam pra passear, um cinema, uma praia, trazendo seu irmão para perto da sua rotina e não se afastando dele.

Faça ambos se sentirem amados igualmente. Comportamento do pai de favoritismo não é saudável para as crianças e apenas estimula o comportamento ciumento.

Caso seu filho ou filha tenha ciumes além do normal, pode ser melhor uma conversa com um profissional para entender melhor sua posição na família.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário