Como posso ensinar uma criança a ler?




Ensinar uma criança a ler é uma das coisas mais importantes que um pai pode fazer. Sabemos que os professores tem formação e experiência, mas os pais são os primeiros professores de uma criança, e iniciar o processo de aprendizagem da leitura começa muito antes de qualquer criança frequentar a escola. 

ensinar criança a ler

Você vai precisar de um tempo a mais de dedicação

É importante entender a leitura como uma parte do desenvolvimento da linguagem e não uma habilidade separada da fala. A exposição precoce à língua falada e a linguagem escrita terá efeitos duradouros sobre a forma como a criança aprende a ler. 

A aprendizagem está intimamente ligada às suas emoções. Estresse, ansiedade, raiva, medo ou outras emoções negativas provocam a liberação de hormônios que podem evitar a retenção de novas informações e retardar o processo de aprendizagem. Esta é apenas mais uma razão para que ler com o seu filho seja uma atividade divertida e não estressante.

Leia para seus filhos

A única coisa útil que um pai pode fazer para ajudar seu filho a aprender a ler é ler para seus filhos. Ler com seus bebês e crianças pequenas. Existem muitas razões pelas quais esta simples ação tem um forte efeito na aprendizagem de uma criança. O tempo gasto com o seu filho é muito importante para ajudá-los a desenvolver a auto-estima positiva.

Se o pai for constante na leitura com o seu filho, ele vai aprender com seu exemplo que a leitura é importante. Através da observação e de escuta enquanto você lê, o seu filho vai naturalmente começar a pegar os padrões de sons e palavras.

ensinar criança a ler

Ensinar criança a ler é um processo importante e longo

Tal como acontece com o andar, falar ou andar de bicicleta, existem muitas habilidades que contribuem para a capacidade de uma criança a ler. Bons pais não se focam nas imperfeições do discurso de sua crianças. Muito pelo contrário. A maioria dos pais tem orgulho dos experimentos de linguagem curtos que saem da boca de seus filhos. Aprender a ler é a mesma coisa. Só porque ele não lê perfeitamente, não significa que ele não está lendo, e cada novo livro deve ser uma outra maneira de construir confiança no seu jovem leitor.

Há muitos passos importantes que os pais podem usar para orientar seus filhos na leitura. Ler as imagens com seus filhos é uma habilidade simples mas poderosa, que ensina as crianças a atribuir significados a objetos por meio de imagens. A leitura de fotos é um ótimo hábito para os jovens leitores para que eles tenham uma associação com a realidade.

Muitos pais observam que seus filhos vão começam a recitar uma história ou livro favorito muito antes que sejam capazes de lê-lo. Quando as crianças imitam a leitura, eles estão experimentando com o que a leitura se parece e soa como e construindo confiança de que podem fazê-lo.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário