Como preparar meu filho para as drogas?

O universo das drogas está cada vez mais próximo dos adolescentes e isso não deixa os pais tranquilos. Muitos ficam sem dormir pensando no quanto os jovens estão suscetíveis a amostras, compra e venda fácil e podem se tornar de usuários esporádicos a viciados em poucos dias. É uma realidade para jovens de todas as idades e os pais devem estar preparados para o melhor preparo possível. Mas como fazer?

Converse com seu filho sobre os efeitos das drogas – todas elas, sem muitas palavras bonitas. Sinceridade é um dos pontos mais admirados pelos adolescentes. Eles adoram ser tratados como adultos, e uma conversa sincera sobre os riscos de ir até uma boca de fumo, expor a ele e sua família a este universo e perder festas e eventos porque é um viciado em drogas não é um futuro desejado e nem ao menos promissor. Fale com um adulto e ele vai compreender melhor.

Selecione alguns filmes para assistirem juntos – há sempre bons filmes ilustrando melhor o universo das drogas. O aclamado no Brasil ‘Tropa de Elite’ é um bom exemplo do quanto o tráfico mata, policiais não curtem muito respeitar drogados em batidas policiais e mesmo sendo usuários, há riscos. O clássico teen Diário de um Adolescente, com o astro Leonardo DiCaprio, mostra o quanto um futuro promissor pode ser destruído em dias de consumo. O personagem principal tinha tudo para conseguir uma bolsa de estudos como atleta, mas viciado em cocaína e drogas ainda mais pesadas, sofre dias na desintoxicação e chegar a roubar e bater a própria mãe. Mostra o lado degradante das drogas assusta diversos adolescentes e funciona.

Mostre seu carinho diante do assunto – seu foco é o amor ao filho e não o ódio aos usuários e seus amigos usuários. Seu filho pode continuar com as mesmas companhias, apenas não se envolvendo com o uso. Foque na sua conversa com ele e terá mais chances de sucesso.

Deixe um comentário