Desmame de bebê: como fazer?




O desmame do bebê é um dos momentos mais delicados para os pais, em especial para a mãe. Consiste na introdução de alimentos sólidos na dieta da criança, que pode ser a partir dos 6 meses mas nunca antes disso. São os pais os responsáveis pela mudança da dieta, mas sempre com acompanhamento do pediatra caso suja alguma dúvida. 

A criança precisa estar pronta

O pequeno precisa querer ingerir alimentos sólidos. Os sinais que ele quer são claros: ele tenta colocar os alimentos na boca, coloca a língua para fora e olha com desejo para alimentos na mão de adultos, as vezes ate chorando e pedindo. Os sinais são um pouco mais claros que apenas curiosidade de desbravar o mundo e você pode notar a diferença facilmente, ao menos os pais podem.

Dê apenas um alimento de cada vez

O pequeno precisa ser introduzido aos poucos ao universo dos alimentos sólidos, por isso deve ser ministrado um alimento por vez para não misturar os sabores e você conseguir saber exatamente do que a criança gosta. Comece com os mais molinhos como frutas, pois os pequenos ainda possuem gengivas sensíveis e poucos dentes e alimentos duros como biscoitos podem ferir sua boca. Comece com mamão, melão, melancia e no máximo uma maça, frutas aquosas e com sabor doce, mais atrativo para o bebê.

Dê alimentos sólidos entre as mamadas

A melhor forma de uma criança sentir vontade de comer um sólido em substituição ao leite materno é sendo alimentada quando está com fome. Você pode começar tentando entre as mamadas e notar se ela ingere muito bem. Vá alternando entre sólidos e o leite materno, pois a criança ainda precisa dos nutrientes ao menos até seu primeiro ano de vida.

Sempre alimente a criança sentada em seu colo ou em sua cadeira para que ela possa engolir e não se engasgar.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário