Filho Com Baixo Desempenho na Escola. O Que fazer?




A escola é um dos momentos mais importantes da vida de uma criança. É nela que surgem as primeiras relações sociais entre os seres humanos, as primeiras amizades e também a base de um boa educação que deve durar a vida toda. De todos os pontos que envolvem a vida escolar dos filhos o aprendizado é o que deve ser melhor analisado, e também acompanhado.

Os filhos devem sim ter uma liberdade na escola para se relacionar, ter seus amigos e participar dos eventos, mas com acompanhamento dos pais. Os pais não precisam estar presentes em todo o momento, mas é importante que estejam acompanhando as notas e o desempenho em sala de aula e quando notarem as deficiências possam tomar as devidas providências.

Seu filho está com baixo desempenho escolar quando:

– as notas estão baixas. Este é o principal sinal, mas não o único, mas é mesmo o mais importante.

– ele não tem mais dever de casa. Todos os dias ele está na TV e não tem nada para fazer da escola, nenhum trabalho e diz sempre que já fez tudo. Isso pode ser uma forma de esconder dificuldade ou baixo estímulo para estudar.

– ele inventa desculpas para ficar em casa. Muita dor de cabeça, está cansada e está febril. São sinais de que algo está errado no desempenho escolar do seu filho.

Filho Com Baixo Desempenho na Escola

Filho Com Baixo Desempenho na Escola, como cuidar?

Baixo desempenho escolar em crianças com diversão

Se as notas do seu filho andam baixas você pode ir até a escola para uma conversa informal com os professores ou diretoria. Converse com quem esta sempre com seu filho e pergunte se há algo de errado com ele. Pode ser que seja uma turminha de brincadeiras, muito bate papo e um namorinho de sala de aula que esta atrapalhando e todos esses fatores podem ser contornados com uma boa conversa com a criança ou ainda uma conversa com os professores para mudar o aluno de lugar.

Caso o problema sejam amigos ou diversão demais, cobre da criança responsabilidades. Ela pode sim usar a Internet ou brincar com os amigos na escola(desde que não atrapalhe o professor), mas vai ter que mostrar resultados em notas e tarefas de sala de aula. Se é a Internet ou celular que andam atrapalhando, corte os privilégios até que as notas melhorem.

baixo desempenho escolar

Caso o baixo desempenho escolar seja causado por diversão, corte os privilégios como celular, tablet e Internet até que as notas estejam altas de novo.

Baixo desempenho escolar por dificuldades de aprendizado

Caso o problema não seja diversão demais na escola e sim dificuldades no aprendizado, uma boa pedida é oferecer ajuda. Os pais podem acompanhar as tarefas do dia a dia da escola revisando e explicando o que puderem e, se não adiantar ou não haja conhecimento do assunto, pode ser que um professor particular ajude a reforçar nos estudos.

É comum que algumas matérias sejam absorvidas mais lentamente mesmo como a matemática (a mais comum), física e química, que dependem bastante da matemática. Acompanhe as notas e peça uma opinião do professor de sala de aula: ele pode lhe indicar um outro professor para reforço também.

Procure ajuda profissional caso sinta que não pode ajudar seu filho

Caso o problema não seja dificuldade de apreender uma matéria e nem diversão dentro e fora da sala de aula, podem haver outros fatores que estejam dificultando o desempenho escolar do seu filho. Podem ser bullying, separação dos pais, sentimentos depressivos e outros mais sérios. Para tais casos o ideal é a procura de um psicólogo infantil para tratar o problema em sua fonte real. Ignorar pode ser um grande erro, pois as dificuldades de aprendizado podem ficar ainda maiores.

 

 

 

 

 

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário