Medo de ser mãe é normal?

Entre as mulheres há dois tipos: hás que não veem a hora de ser mãe e as que não sonham em formar família. Ambas podem acabar engravidando e um dos dilemas mais comuns a enfrentar é o medo de ser mãe. Os especialistas informam que quanto mais perto do parto fica, mais a mulher começa a temer não apenas a sala de cirurgia como o nascimento e o futuro da criança. Todo mundo tem medo do inesperado, por isso temos alguns mitos e verdades sobre o que é ser mãe e dicas a pensar positivamente sobre o futuro.

Ninguém sabe como ser mãe de fato

As menos experientes costumam observar as mamães há algum tempo e ficam pensando: eu vou saber fazer isso? Na verdade ninguém sabe. Nenhuma mãe sabe como castigar muito bem ou como ter pulso forte quando sua criança pede de tudo em um shopping, ela apenas aprende.

Existem sim técnicas de controle, castigos indicados por psicólogos infantis, métodos de cobrança e bom comportamento, mas a maior parte é instintivo. Nos primórdios da humana os filhos cresciam saudáveis e protegidos porque muitos dos cuidados com crianças é de instinto. As mulheres conseguem ouvir um choro de criança há distância, enquanto os homens farejam o perigo com a família toda.

Você vai sim saber cuidar do seu bebê

Este é um dos medos mais comuns. Hoje temos informações em todos os lugares. Os médicos orientam como alimentar e acompanham as diversas fases das crianças, mas há boas fontes de conhecimento ainda como programas de televisão específicos para isso, livros, revistas e sempre documentários explicando. Na pior das hipóteses é só ligar para o seu médico que ele deve te informar suas dúvidas ou levar a criança a um hospital próximo. Não há como você não cuidar bem do seu bebê.

Deixe um comentário