Meu filho adolescente é rebelde. O que posso fazer?




Rebeldia é um dos comportamentos que mais assusta  e entristece os pais, preocupando bastante. O comportamento clássico tem um conjunto de comportamentos já conhecidos em diversas casas: filhos respondões, briguentos e que não querem obedecer ou ajudar em casa. Usam roupas ‘relaxadas’ e até começam a pintar o cabelo para mostrar ao mundo como são ‘radicais’. O novo comportamento costuma assustar aos pais, mas no geral não há muito o que temer.

rebeldia adolescente

O melhor a fazer é ter paciência com a fase de rebeldia adolescente

Por que os adolescentes mudam tanto de comportamento?

Na adolescência, os jovens estão passando por diversos fatores ao seu redor, uma mudança bem brusca de sua vida infantil e confortável sem qualquer responsabilidade, causando um certo alvoroço mental. Eles começam a precisar tirar boas notas, pensar em seu futuro profissional e precisam ajudar em casa. Começam a lidar com dinheiro, ter desejo por objetos mais caros e também precisam se destacar no seu meio social. Há conflitos com os amigos, escola e problemas que podem não ser compreendidos pelos adultos.

Aliado a tudo isso está uma bomba hormonal necessária a seu crescimento e desenvolvimento corporal, que acaba por alterar seu humor e sua forma de se ver nos espelho. Os hormônicos mexem com a forma como se vêem no mundo e começa o interesse pelo sexo oposto. Tudo novidade e que mexe com a cabeça dos filhos e acaba alterando seu comportamento com os pais.

Paciência é uma virtude

E necessária. Os adolescentes estão enfrentando muita coisa, mesmo que seja insignificante comparado ao que vão enfrentar ainda quando adultos. Mas para eles é tudo novo, muita informação todos os dias e paciência com esta fase é crucial.

Eles estão se encontrando e buscando seu estilo. Por isso podem mudar a forma de falar todos os dias, de agir e até de conversar. Lembra quando estavam aprendendo a escrever e o estilo de letra mudava sempre? É a mesma coisa. Eles estão buscando sua forma de agir ainda.

Fique por perto e dê suporte

Com tanta informação, o certo pode parecer errado e por isso os filhos adolescentes precisam ser orientados. Eles podem copiar mal comportamento dos amigos com os pais por acreditar seu descolado e passar algumas barreiras de respeito. O melhor nesta fase é orientação, conversar bastante e observar ao longe o comportamento, guiando pelo caminho dos bons valores. Se necessário, repreender e castigar deve ser feito. Eles vão ficar emburrados, mas irão agradecer posteriormente.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário