Meu filho quer largar os estudos. O que eu faço?




Estudar nem sempre é prazeroso. Das 12 disciplinas que um adolescente precisa aprender para passar pelo ensino médio, ao menos seis ele não sente prazer algum em sentar em uma sala de aula para aprender. Para alguns chega a ser torturante estar em uma sala de aula e ler livros os quais não sente prazer algum em degustar a literatura. 

Com a facilidade de alternativas para emprego e outras formas de conseguir dinheiro, os jovens andam  pensando duas vezes antes de ir para a escola novamente. O cansaço e falta de incentivo até mesmo dos pais faz com que alguns desistam de cursar o ensino médio. Como lidar com isso?

Meu filho quer largar os estudos

Antes de entrar em crise, converse sobre o assunto 

Gritar com o seu filho só ai encorajá-lo a ter força para a sua decisão apenas por ir contra a você. Ele pode não ter uma ideia muito clara do porquê está pensando em desistir de estudar, e por isso uma conversa pode ajudar a sua mente e a dele também. Comece perguntando sobre os motivos que o levaram a tomar a decisão tão radical. As vezes com ele falando em voz alta irá repensar o assunto e pode voltar atrás sem esforço.

Como pai ou mãe, você tem direito de dar a sua opinião, mas sem gritos. Nenhuma conversa aclamada vai adiantar. Conte sobre o quanto estudar é importante para a vida futura dele, e que bons empregos requerem um currículo atraente. Converse sobre a possibilidade de concurso público, mas informe que ele precisa ao menos do ensino médio para isso.

Meu filho quer largar os estudos

Ofereça soluções

As vezes é apenas uma dificuldade que ele tem em uma matéria e um reforço pode ajudar. Problemas mais sérios também podem estar acontecendo na escola como bullying que precisam ser investigados ou problemas com professores. Todos os fatos devem ser investigados e  você pode uma conversa com os professores e diretores sobre como anda o comportamento do seu filho na escola. 

Se seu filho quer mesmo parar de estudar e ele está decidido, obrigar não será a melhor solução. Que tal dá um tempo para ele? Pode ser uma forma de deixar seu filho refletir, mas dando-lhe outras obrigações. Se ele não quer estudar, dê tarefas como ajudar na casa, fazer a feira ou procurar um emprego. Ele pode perceber que era uma pessoa muito feliz na escola e que ser um adulto antes do tempo não é a melhor pedida.

 

 

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Um comentário

  1. Caio Gonçalves says:

    O criador da Microsoft largou os estudos, o criador do Facebook largou os estudos, o criador da Apple largou os estudos… Agora se agente largar os estudos viramos funkeiros… Pqp..

Deixe um comentário