Meu filho tem medo do escuro. Como posso ajuda-lo a superar isso?




Medos infantis são tão comuns como beber água para os adultos. Todo mundo tem medo, mas as crianças possuem alguns medos mais elevados porque elas não conhecem o mundo e sua imaginação é muito fértil. Por não conhecer a realidade como um tudo elas não sabem do que o mundo é capaz e criam monstros em diversos locais. O escuro é um dos medos mais comuns entre os pequenos.

criança com medo do escuro

Deixe seu filho contar sobre seus medos

Para um adulto falar de medo de escuro é infundado porque ele conhece o que há ali, mas para a criança este é o centro de sua mente. Deixe que ela trate desta forma se isso a incomoda. Ter medo do escuro é algo real para ela e quando você a ouve e mostra crença em sua narração, ela sente mais confiança de acreditar em você. Tente saber o que é que o assusta, sem ignorá-lo. Estimule seu filho a expressar seus medos sem sentir-se ridicularizado nem envergonhado para que assim ele se sinta mais seguro ao lado dos pais e acredite em suas verdades.

Mostre o que há no escuro

Algumas crianças criam fantasias sobre o que haveria no escuro para o assustar. Mostre que não há nada de errado em desligar a luz, mas com calma. Esteja ao lado dele e enfrente o problema com ele, sempre mostrando o quanto o escuro pode ser até benéfico para ajudar no sono. Quanto mais novo for seu filho, maus lúdico deve ser o ensinamento.

Conte-lhe sempre a verdade

Conte a seu filho pequeno a verdade sobre seu medo. Você pode fazer isso deixando a luz acesa como ele quer e aos poucos ele vai percebendo que não há nada ali. Você pode acalentá-lo em uma noite de choro e temores, mas tente sempre estimulá-lo a resolver problemas sozinhos. Busque filmes que falam sobre o tema como Monstros S.A.(da Disney) de uma forma divertida e ele pode até esperar os supostos monstros para brincar.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário