Meus filhos não querem ajudar no trabalho em casa. Como posso mudar isso?




Muitos pais enfrentam este problema. No geral estamos falando de filhos adolescentes, que contribuem com a bagunça mas jamais pensam em limpar alguma coisa e acabam até mesmo por sujar uma casa recém limpa. Em outros casos são filhos que dizem não saber como fazer e mesmo não bagunçando, não querem contribuir para ajudar nos afazeres do lar. Esta realidade pode ser mudada com um pouco de pressão e lição de bom senso para os pais.

Cada um responsável por sua própria bagunça

Todo mundo pode contribuir pela limpeza da casa, e uma forma de forçar seus filhos a ajudarem é os deixando responsáveis por tudo o que eles fazem. O quarto é uma área deles e se for quarto individual,  a organização depende dele, mas deve seguir o seu padrão de limpeza. Nada de ele achar que está limpo e deixar para lá. Por enquanto a casa é dos pais e estes devem mandar mais.

Você pode jogar com a responsabilidade. Se seu filho quer fazer uma festa para os amigos ou cinema em casa, ele pode fazer, desde que arrume tudo o que sujar depois. Desta forma você dá confiança a seu filho e ainda o incentiva a ter responsabilidade sobre os seus atos: se sujar demais vai ter que limpar.

A limpeza do seu filho é seu aluguel

Seu filho precisa entender sobre a lei da compensação: se ele mora de graça, com e bebe sem gastar nada, precisa tornar não apenas seu ambiente mais agradável como também deve contribuir como obrigação como morador da casa. Você deve começar com atividades leves e colocar imposições: se ele não lava os pratos, terá que preparar seu almoço ou jantar. As vezes é preciso ser duro com um filho para que ele entenda o valor da limpeza e de sua responsabilidade. Pode doer um pouco, mas seu filho vai sentir falta dos seus mimos e vai acabar caindo na lei da compensação.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário