Minha filha não ajuda em casa. Como faço para mudar isso?




A maior parte das mães sem empregada tem um sonho pequeno: que seus filhos ajudem em casa. Alguns pequenos adoram ajudar as mães a lavar pratos, passar o pano nos móveis e se sentir útil. É até uma brincadeira para eles. Mas outros simplesmente odeiam ter que fazer algo. Será que dá para reverter isso?

filhos ajudando em casa

Dê pequenas tarefas a seus filhos 

Seu filho pode aprender desde cedo a ter responsabilidades. Uma forma bacana de fazer isso é dar a ele alguma coisa para fazer em casa de acordo com a sua idade. Ele pode apenas colocar o lixo para fora se tiver mais de seis anos, ou ajudar a guardar as vasilhas de plástico enquanto você as lava e enxuga. Dê tarefas que ele possa fazer bem e o estimule dando os parabéns quando ele as fizer certinho. Uma palavra de conforto ajuda bastante a deixar seu filho mais animado para mais atividades.

Estipule regras e seja um pouco mais rígido

Toda criança precisa de regras. Ela precisa aprender que nem sempre vai poder na vida fazer o que deseja, e quanto mais cedo ela entender isso melhor. Se ela não quiser ajudar os pais em casa com nenhuma atividade, por menor que seja, infelizmente vai ter que fazer obrigado como parte de sua rotina diária. Mas explique porque está tomando esta decisão: seu filho precisa ter responsabilidades. 

filhos ajudando em casa

Torne a atividade divertida

Pode não ser o seu dom tornar algo chato bem lúdico, mas você pode tentar. São boas dicas partir para atividades domésticas com música em casa, deixando um som tocar e dançando com sua filha ou filho. Vocês podem também brincar de apostar quem termina primeiro uma atividade. Deixe seu filho ganhar algumas vezes para ele se sentir estimulado e ainda vai terminar a faxina mais cedo. O importante é não deixar tão chato as coisas, pois crianças e adolescentes querem diversão no seu dia a dia.

 

 

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário