O Peso da Responsabilidade de Ser o Irmão mais Velho




Ser filho único pode parecer muito bom, mas poder dividir as responsabilidades  é melhor ainda. Normalmente as famílias são compostas por dois filhos, mas tem aquelas que têm mais e formam uma grande família.

Irmão mais velho assume papel de mãe

Por que o irmão mais velho?

O irmão mais velho fica com o peso da responsabilidade quando os pais necessitam trabalhar para proporcionar o sustento da família e suas necessidades. O irmão passa a assumir um papel que até então era dos pais e nesse momento começa a despedida da criança, das brincadeiras e começa uma nova fase precoce em sua vida, a de ter o compromisso de cuidar dos irmãos menores.

As brincadeiras ficam perdidas no tempo

A maioria desses casos acontece entre famílias de baixa renda onde a necessidade fala mais alto e os pais têm que deixar os filhos para trabalhar e passam o dia fora de casa voltando só à noite. A partir do momento em que o irmão mais velho assume essa responsabilidade ele não pode mais se dedicar as brincadeiras e diversão, uma vez que tem o compromisso e a responsabilidade de cuidar e alimentar os irmãos.

A responsabilidade chega cada vez mais cedo

Responsabilidade precoce

Cada vez mais cedo as crianças, filhos dessas famílias, perdem a infância o que reflete seriamente no seu comportamento adulto. Tudo é mais exigido do irmão mais velho, por ser o primogênito ele precisa dar o exemplo e é com o primeiro filho que os pais aprendem a educar e também cometem erros que são corrigidos ao longo dos dias e evidentemente não são passados aos outros filhos.

Os laços de amor tornam- se ainda mais fortes

Revolta?

Esse tipo de comportamento não deve causar revolta, uma vez que na fase adulta é mais fácil compreender as necessidades que o levaram a assumir tal papel dentro da família. O vinculo de amor pelos irmãos é reforçado e leva a uma união ainda maior. Os laços de amor nessa situação jamais se quebram ou se corrompem.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário