O que é uma família narcisista?




A família narcisista é um desenvolvimento relativamente recente na psicologia que surgiu quando pesquisadores perceberam que crianças criadas em famílias narcisistas cresceram muito parecidos com aquelas crianças criadas por pais abusivos ou viciados, mesmo que as crianças nunca tenham sido abusadas ou tecnicamente maltratadas.

Neste tipo de família, as interações entre os membros da família são caracterizadas pelo egoísmo e competição. Os pais são geralmente mais preocupados com sua própria felicidade e bem estar do que a de seus filhos. Muitas vezes colocam os irmãos um contra o outro para estimular a concorrência. Comunicação em uma família narcisista é muito pobre, e o objetivo é manter uma aparência feliz. Do lado de fora, tudo parece perfeito.

família narcisista

Família narcisista tende a manter as aparências

Cada família narcisista pode ser um pouco diferente, mas esses princípios chave são geralmente encontrados nas interações entre os membros da família. Um dos aspectos mais comuns deste tipo de família é a unidade parental para manter as aparências. Emoções não são geralmente expressas neste tipo de família, e segredos são mantidos. Se as crianças são elogiadas, é geralmente por outras pessoas fora do núcleo familiar. A mensagem de que as crianças não são boas o suficiente é dada frequentemente neste tipo de família.

A falta de limites é outro problema comum encontrado em uma família narcisista. O papel dos pais não pode ser claramente definido e a privacidade não é respeitada. Isso acontece muitas vezes porque os pais realmente não se preocupam com os sentimentos das crianças. Alguns realmente controlam o carinho da criança até que a criança aprende a atender as necessidades do pai.

família narcisista

As crianças que vêm de famílias narcisistas muitas vezes exibem características semelhantes e as passam para seus próprios filhos. Eles podem ter dificuldade com relacionamentos íntimo, ser muito egoístas e exibir habilidades de comunicação pobres em interações com outras pessoas. Alguns sofrem com problemas de raiva, baixa auto-estima e depressão. Sem tratamento psicológico, é muito difícil de quebrar esses hábitos.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário