O que fazer para se divertir com os filhos no fim de semana?




O trabalho consome cada vez mais tempo dos nossos dias durante a semana e dessa forma o sábado e domingo acabam se tornando dias de fazer arrumações, compras e diversas atividades em casa. Quem tem filhos pode até não se dar conta, mas pode estar perdendo um tempo precioso da vida dos pequenos se dedicando a essas atividades durante o fim de semana.

divertir com os filhos no fim de semana

As crianças esperam a semana toda pelos dias de folga da escola para que possam ficar com seus pais e aproveitar para brincar, conversar e interagir. Não se sinta mal se você tem dificuldade em equilibrar o seu trabalho fora, em casa e os filhos. Para te ajudar nessa questão vamos dar algumas dicas para passar finais de semana mais especiais com os pequenos.

Aproveite Seu Tempo

O grande problema que temos atualmente é que grande parte das pessoas não sabe como aproveitar os momentos de folga. Muitos pais não sabem como utilizar o seu tempo livre para fazer atividades inspiradoras e interessantes com seus filhos. Quem tem babá deve pensar se não está delegando demais a tarefa da educação e do amor dos pequenos, por exemplo.

Ter uma babá para te ajudar pode ser muito bom, mas não se deve deixar a cargo da profissional os cuidados mais básicos e importantes com os seus filhos. Delegar demais para a babá pode ser um grande problema, não pense que as crianças somente atrapalham em todas as situações.

Os filhos necessitam de um tempo afetivo com seus pais, passar um tempo realizando alguma atividade como fazer um bolo ou ajudar a escolher os produtos no supermercado, por exemplo.

Atividades do Cotidiano

Grande parte dos pais acreditam que devem aproveitar o fim de semana para levar os seus filhos ao cinema, teatro, museus ou outras atividades culturais que são bem importantes, entretanto, esquecem que realizar atividades cotidianas também é importante.

As crianças aproveitam e se divertem bastante realizando atividades do cotidiano. Além disso, estabelecer uma agenda cheia de atividades culturais para os filhos pode acabar deixando-os ansiosos. O mais importante mesmo nessa relação nos dias de folga é estabelecer um vínculo entre pais e filhos. O vínculo de afeto se fortalece muito mais com a qualidade do tempo do que com a sua quantidade.

Atividades Para Fazer com os Filhos no Fim de Semana

Faça Um Bolo

As crianças adoram sentir que estão sendo úteis no dia a dia dos seus pais e por isso mesmo pode ser bem legal chamar os seus pequenos para ajudar a misturar os ingredientes de um bolo, por exemplo. Crianças maiores podem até mesmo ajudar a cuidar do forno, mas lembre-se de explicar que é necessário ter cuidado. Os seus filhos começarão a aprender a cozinhar, o que será ótimo para o futuro, e ainda passarão momentos gostosos e alegres junto com você.

Compras

Fazer compras em lojas de roupas ou de departamentos é necessário e pode se transformar num momento de união entre você e seus filhos. Diga ao pequeno que ele irá te ajudar nessa tarefa, para não ter problemas explique vocês irão comprar apenas o necessário e que a compra daquele caderno, doce ou brinquedo desejado dependerá do seu preço. Aproveite esses momentos para ensinar a criança que nem tudo o que ela quer pode ser comprado quando ela pede.

Arrumação

O fim de semana é um momento em que muitas pessoas aproveitam para arrumar a casa e se você tem que fazer isso que seja junto com o seu filho. Pode ser vem divertido tirar tudo de dentro de um armário e pedir que a criança ajude na hora de organizar as coisas. Se a arrumação for de coisas que tenham a ver com o universo da criança será ainda melhor porque será mais fácil de manter a atenção dela.

Passeio Pelo Bairro

Caminhar é algo que faz bem em qualquer idade e pode ser uma atividade entre pais e filhos. A dica é criar passeios pelo bairro em que vocês moram, pode ser uma ida na padaria, por exemplo. Nos dias de verão aproveite para fazer uma parada estratégica na banca de sorvete.

Perceba que se trata de algo absolutamente simples e cotidiano que pode ser de grande valia para a sua relação com os seus filhos. Um passeio pelo bairro também ajudará a situar a criança no local em que ela mora.

Supermercado ou Feira

A ida ao supermercado ou feita é inevitável, mas não se aborreça, pois você pode aproveitar para vivenciar um bom momento com a criança. Para tornar essa saída mais simples e sem contratempos negocie com o pequeno que ele terá direito a um doce ou salgadinho, mas somente um.

Nesse momento você também pode aproveitar para descobrir do que seu filho gosta. Tente desde pequeno tornar a feira algo natural para ele assim como o hábito de comer frutas e verduras. Se a criança aprende desde cedo a comer bem não se torna difícil manter esse hábito. Estimule a curiosidade da criança mostrando como são as verduras inteiras no supermercado, por exemplo.

Banca de Revista

A família deve partilhar entre si coisas do cotidiano e isso inclui aquela ida a banca de revistas e jornais. Se você gosta de conferir as publicações que chegam a banca toda semana que tal transformar isso num hábito de família. Aproveite inclusive para estimular o desejo da criança pela leitura através da compra de livros de atividade ou revistas em quadrinho.

Momento Pijama

Todo mundo precisa de um dia para descansar e você pode estabelecer um dia no mês ou na semana para ser oficialmente o do pijama. Nesse dia ninguém precisa fazer nada a não ser descansar e brincar. Vocês podem assistir a filmes, desenhos, conversar, brincar enfim se divertir sem se cansar.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário