Palmadinhas na educação de crianças: mal necessário?




Fez algo errado? Uma palmadinha com a ponta da sandália ou com a palma da mão para evitar que o filho faça alguma coisa errada de novo. Este método, usado por mais de 20 anos em diversos locais do mundo, hoje é considerado antiquado e foi totalmente descartado por educadores modernos. Mas será que as palmadinhas fazem falta?

palmada em criança

Crianças são amparadas por lei

Por mais que alguns achem que é só conversa de psicólogo, a Lei da Palmada existe. Está no Código Civil Brasileiro. Muita polêmica gira em torno desta Lei, inclusive entre alguns magistrados que acham que ela trás mais malefícios do que benefícios para a sociedade.

As crianças e adolescentes passaram a ter direito em serem educadas, mas sem o uso de qualquer castigo corporal ou degradante e com isso os pais responderão ao Art.129 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Pais ainda acham a palmadinha necessária

Mas a grande maioria dos pais pensam justamente ao contrário, pois acreditam que seja necessário umas palmadas de vez em quando para que se ponha um limite nos filhos. Principalmente os pais mais antigos, que hoje já são avós, acreditando numa postura mais enérgica e autoritária perante os filhos.

palmada em criança

Diálogos fazem parte do método moderno de educar crianças

Do lado oposto das palmadinhas educativas estão os diálogos, os castigos que educam sem a necessidade de qualquer agressão física que seja à criança, por mais leve que possa ser. Muitas vezes privar os filhos de alguns mimos ou atividades prazerosas para eles (como jogar videogame, futebol com os coleguinhas da rua, o corte momentâneo destas atividades) fará com que os pequenos enxerguem que a vida é uma troca. Crianças podem entender que todas as pessoas têm obrigações e deveres e não somente direitos. Mas ocorre que em muitas crianças que são hiperativas e não conseguem ficar se correr, pular e gritar, neste caso se conta com a maior paciência por parte dos pais.

Hoje em dias os jovens sabem cada vez  mais dos seus diretos do que qualquer adulto imagina. Eles estão atentos as coisas que acontecem ao seu redor e saberão cobrar mais incisivamente quando quiserem. O diálogo deve ser sempre o melhor recurso em qualquer situação. Quando a família está unida e estável, todos os membros se sentem mais confiantes e amorosos.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário