Qual a idade certa para ter filhos?




A idade certa para ter filhos é uma das duvidas mais comuns dos casais, até mesmo os que já estão juntos há algum tempo. Em uma entrevista com mulheres possivelmente a maioria vai dizer que não existe idade certa para ser mãe. Contudo, existe o tempo biológico feminino, no qual dos 20 aos 35 anos seria o ideal para engravidar. Não que seja impossível uma mulher engravidar aos 40 ou 50 anos, mas as probabilidades de uma gravidez natural é bem menor. 
Mas não é apenas a questão biológica que conta quando se trata de trazer um novo ser ao mundo. Existem outros fatores que trazem dúvidas a homens e mulheres, condições financeiras, quem cuidará da criança enquanto ambos trabalham e até mesmo a estabilidade emocional do casal e como futuros pais. Gerar uma criança é responsabilidade para uma vida inteira, por isso deve ser bem pensada e planejada. Incidentes são raros que geram a gravidez, como camisinha estourada, o que existe é falta de prevenção e quando não se tem certeza sobre ter filhos, toda precaução deve ser tomada.

Estabilidade emocional e parceria – Para ter filhos o casal deve estar em sintonia, vivendo bem e felizes. Deve ser uma vontade de ambos, uma escolha bilateral para que seja uma experiência maravilhosa para ambos. Já se foi o tempo em que engravidar segurava relação, mas ainda tem muita gente que faz isso, não somente mulheres, mas homens também que deixam de lado a prevenção para gerar uma gravidez.

O casal precisa ser um casal de fato em atitudes, respeito e amor. É aconselhável ainda estar estruturado e amadurecido para dar um lar digno para a criança.

Estabilidade Financeira – Uma das maiores preocupações em ter um filho são os custos, desde o parto as fraldas descartáveis. Esta preocupação é válida e sensata. Não adianta ter a estabilidade emocional se a financeira não anda bem. Afinal, “amor não paga as contas”, não é mesmo? Já diz o velho jargão. As duas devem estar em equilíbrio, emoção e razão. Um casal em que só um trabalha ou mesmo os dois trabalhando mas não estão dando conta dos pagamentos, com dívidas acumuladas e sem expectativas de aumento salarial não deve pensar em criar mais um dependente, ao menos não neste momento.

Um casal deve estar unido em todas as situações, nas boas ou más, mas em uma condição de crise nas finanças. Um filho para agradar apenas uma da partes não resolverá nada.

Como planejar ter filhos?

Caso a dupla esteja com a vida financeira e amorosa estável, tendo a certeza de que querem ser pai e mãe, então planeje a chegada desta criança. Um filho desejado por ambos em um ambiente estruturado só vai unir ainda mais o casal, trazendo mais amor e alegria para a casa.

O ideal é começar uma poupança de pronto para a chegada da criança desde as primeiras tentavas de gravidez. Um valor guardado ajudará nos gastos médicos e eventuais mudanças. Planeje uma mudança de endereço se a sua residência não tiver espaço para um novo membro e repense seu veículo se for uma moto. Crianças menores de 4 anos não devem andar de moto e nem é confortável para uma grávida. Com planejamento tudo fica mais fácil.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Um comentário

  1. Su says:

    a idade certa de parir, e quando você já possui condições financeiras e psicológicas suficientes para cuidar, criar e educar uma criança. sem delegar isso a outrem.

Deixe um comentário