Sinais de abuso infantil




Por melhor que seja a família ou mais feliz que ela possa parecer a seus olhos, o abuso infantil é comum e muitos casos não são relatados porque as pessoas não sabem identificar o problema. Além dos sinais óbvios de abuso físico, você deve estar ciente de outros indicadores que podem sinalizar a presença de abuso ou negligência infantil. 

abuso infantil

Mudanças de comportamento

As mudanças súbitas de comportamento ou desempenho escolar podem ser sinais de abuso infantil. Mudanças de comportamento variam de ser muito calmo ou extremamente agressivo para os pequenos, comportamento incomum em crianças. Problemas de aprendizagem e dificuldade em foco nas escolares que não podem ser atribuídos a outras causas também podem ser sinais de abuso infantil.

Se uma criança de repente quer vir mais cedo e ficar até mais tarde na escola, criando razões para não ir para casa, pode ser indicativo de um problema. Claro que devemos ter em mente uma série de outras coisas que podem causar mudanças no comportamento, mas esses sinais são bem clássicos.

Marcas de violência no corpo

Nós todos sabemos que os acidentes e quedas acontecem, mas inexplicáveis hematomas, ossos quebrados, queimaduras e outros ferimentos, especialmente depois de uma ausência da escola, podem ser indicativos de abuso infantil

Se a criança parece assustada quando se fala no nome do pai ou da mãe, também é um sinal. Quando os pais dão explicações conflitantes ou não convincentes de um machucado de uma criança ou se refere à criança de uma forma extremamente negativa, pode haver uma causa para preocupação.

Sinais de negligência

Negligência pode ser involuntária, como nos casos em que a família não tem dinheiro para alimentar o filho ou sem roupas suficientes ou não ter assistência médica adequada. Mas a negligência também pode ocorrer quando um dos pais está abusando de álcool ou drogas, ou não tem a capacidade mental de cuidar de seus filhos corretamente. São sinais de abuso infantil também.

Sinais de abuso emocional ou maus tratos

Se a criança apresenta comportamentos extremos, ele ou ela pode estar lidando com maus-tratos por parte dos pais ou outros familiares. Se o pai muitas vezes culpa ou repreende a criança, isso poderia ser uma situação emocionalmente abusiva também.

Como relatar suspeita de abuso infantil

Em caso de sinais claros, procure as autoridades como policia e serviço social de sua cidade, que devem tomar as medidas cabíveis para resolver o problema.

 

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário