Síndrome do Irmão do Meio




Quantas vezes já ouvimos a expressão eu sou o excluído da família, minha mãe gosta mais do meu irmão do que de mim? É comum esse tipo de comportamento em famílias onde tem três filhos, normalmente o irmão do meio é o que mais sofre com esse tipo de sentimento, normalmente eles se acham inferiores em relação aos outros irmãos.

A diferença entre os irmãos poder fruto da imaginação

Por que essa diferença?

Na realidade a diferença não existe, porém o que estudos já comprovaram que a “síndrome do irmão do meio” acontece pelo fato de ele ter vindo depois do primogênito e antes do caçula. Quando o irmão do meio chegou já tinha o mais velho então ele não era o único a ter as atenções da casa e mais tarde veio o caçula que passou a tomar todo tempo por ser o menor e necessitar de cuidados maiores até crescer quando o irmão do meio já estará também maior.

O amor é o mesmo por todos os filhos.

O amor é diferente?

Não o amor não é diferente, pelo contrário, os pais amam seus filhos da mesma maneira, o que acontece são afinidades, ou seja, o filho que é mais carinhoso e que procura mais certamente também recebera o mesmo carinho e atenção dos pais. Não pode se dizer que o amor é diferente, mas as afinidades que fazem com que uns se acheguem mais do que os outros. Para os pais o amor pelos filhos é igual mesmo que eles sejam pessoas com personalidades distintas.

É preciso compreender e saber lidar com as diferenças

Quando a diferença acontece?

Não é muito comum que pais façam diferença entre os filhos, mas pode acontecer, as vezes nem precisa ser uma família de três filhos, uma vez que a preferencia por “um” pode acontecer em uma família com dois ou mais. Esse tipo de comportamento pode prejudicar o andamento normal da família criando uma revolta entre os filhos pela discriminação, nessa hora se torna indispensável a presença de um psicólogo para ajudar a compreender a situação.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário