Como lidar com clientes problemáticos




O relacionamento com cliente é a chave para qualquer empresa, mas pode ser um grande problema quando se precisa enfrentar clientes difíceis. São clientes exigentes, que as vezes não compram nada mas exigem tanto que acabam por deixar o vendedor ou atendente perdendo a paciência. Mas, com calma e muito jogo de cintura, você consegue contornar a situação.

relacionamento com o cliente

Escute o que o cliente tem a dizer

Na maior parte das vezes o cliente chega furioso a sua empresa porque não foi ouvido em outras lojas ou pelo atendimento da sua própria empresa. Se você escutar tudo o que ele tem a dizer e com atenção, ele já irá se sentir mais relaxado e satisfeito. Ouça com atenção e cuidado com as expressões faciais: mesmo uma reclamação considerada ‘idiota’ por você, tem validade para seu cliente.

Cuidado com gestos e expressões faciais

Clientes irritados notam mais pequenos detalhes como seus gestos impacientes de colocar a mão na cintura, virar os olhos ou expressar sarcasmo diante de um discurso o qual não lhe interesse. Mantenha a postura agradável, olhando o cliente nos olhos e escute com atenção e um breve sorriso para apaziguar os ânimos.

Deixe que o cliente escolha o que quer

Se ele é um cliente indeciso, deixe que ele escolha ao menos duas opções e espere sua decisão final. Pessoas indecisas costumam pedir ajuda, ofereça sua opinião sincera. Deixe que ele decida no tempo dele, ou o cliente pode se sentir coagido na sua escolha e abandonar a loja.

Seja gentil

Por mais irritado que um cliente esteja, ele não irá resistir a um bom dia, boa tarde e boa noite e um aperto de mão amigável. Ofereça água ou algo mais disponível, converse, mostre interesse sobre sua questão e a armadura da irritação irá sumir aos poucos. Ele pode se manter firme em sua postura rígida e grossa, mas irá reconhecer que você é um atendente bacana. 

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