Como Lidar Com Um Colega de Trabalho Invejoso e Ciumento




O ciúme é grande e comum no local de trabalho. E por mais que seja comum não é por isso mais aceitável. Colegas de trabalho invejosos podem ser extremamente prejudiciais para a carreira de um emprego e até para sua vida pessoal, chegando a se tornar em casos mais graves um bullying. Um funcionário deve lidar de forma eficaz com ciúmes com colegas de trabalho para evitar danos a sua própria reputação e carreira.

Para quem enfrenta este problema, veja algumas dicas a seguir:

Como Lidar Com Um Colega de Trabalho Invejoso e Ciumento

Como Lidar Com Um Colega de Trabalho Invejoso e Ciumento

Avalie criticamente sua atitude no ambiente de trabalho

Avalie criticamente e de forma eficaz o seu próprio comportamento quando está na empresa. Analise se você você não tem feito nada para agravar o ciúme com comportamentos como se vangloriar de seus sucessos, que pode de fato e com razão provocar ciúme em colegas de trabalho.

A melhor pedida se você é daqueles que comenta tudo o que se passa, suas vitórias e elogios que recebe é ter um pouco mais de humildade e dar crédito aos colegas de trabalho. Seja feliz para si por sucessos e assim seus colegas de trabalho vão sentir menos ciumes de você e mais carinho.

Seja um bom colega de trabalho

Ninguém sente ciumes de alguém que é muito bacana. Logo, construir relacionamentos com seus colegas de trabalho é uma boa forma de evitar o comportamento invejoso e ciumento. Seja sempre profissional mas também amigável, solidário e ajude os outros sempre que necessário.

Cultive a reputação de um bom trabalhador em equipe e alguém que pode ser chamado em casos de crise. Um colega de trabalho ciumento pode tentar virar a equipe toda contra você, mas através do desenvolvimento de um forte relacionamento com os outros em seu escritório é possível minimizar os efeitos negativos que o trabalhador com ciúmes vai tentar fazer a sua carreira.

Como Lidar Com Um Colega de Trabalho Invejoso e Ciumento

Guarde tudo o que você faz em um arquivo pessoal

Mantenha registros do que seu colega lhe diz ou lhe envia que possa ser ofensivo. Salve todos os e-mails, notas ou mensagens de voz e post-its com comentários invejosos mesmo que sejam brincadeira. Nunca se envolva em uma troca de farpas e evite responder ao ciume do seu colega de trabalho mesmo que seja com uma brincadeira. Em vez disso, salve as informações e registre os detalhes específicos, datas e tenha sempre testemunhas para caso a situação se agrave.

Procure o apoio do chefe

Busque o apoio de seu chefe. Ao invés de se aproximar dele para contar sobre o ciume do seu colega de trabalho, esteja do lado do chefe como um bom funcionário. Caso seja necessário, conte a ele um breve resumo da situação e peça seu conselho e não uma medida.

Enfatize que você está interessado em resolver a questão agora antes que ela afete seu desempenho e o do seu colega e está muito interessado em ajudar seu colega resolver seus problemas pessoais. Diga ao seu chefe que você vai lidar com a situação sozinho e provavelmente irá ganhar o seu respeito, mas peças dicas e comentários sobre como proceder com esta questão.

Como Lidar Com Um Colega de Trabalho Invejoso e Ciumento

Caso a situação perca o controle, procure ajude

Relate o comportamento abusivo de ciumes ou inveja de seu amigo ao departamento de recursos humanos caso a situação se torna incontrolável ou se torne bullying. Apresente os registros que têm mantido e conte os problemas com calma e de forma clara. Seja específico e discuta as questões recentes em vez de cobrir a situação com pensamentos pequenos que vão parecer que você curte ser motivo de inverna. Traga testemunhas para ajudar na sua versão dos acontecimentos.

 

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

3 Comentários

  1. Marta says:

    Trabalho numa Prefeitura com cargo de Cc. Cumpro meu horário, nunca falto ao trabalho e executo minhas atividades com dedicação e empenho. Mas mesmo assim não impede o ciúme de algumas pessoas. Estas pessoas não sabem diferenciar o bom do ruim. Não se importam com aqueles que dão má fama aos cargos de Ccs pois estes nem sequer estão trabalhando e então preferem perseguir aqueles que trabalham e levam a sério o trabalho. É muito difícil lidar com este caso de ciúmes. Eu não vejo como a não ser continuar fazendo o meu trabalho da maneira que faço mas é frustrante ver que pessoas preferem prejudicar o andamento do trabalho porque não diferenciam o bom do ruim.

  2. justino Tchano says:

    eu sempre gosto

    • justino Tchano says:

      porque nesta questao se formos a ver muitas empresas a maioria sao invejosa so quer familia nos lugares. ate no tempo de sofrimento nunca aparecem chegam no momento de bem tiram aquele que sofreu mete o que goza…. muito pecado

Deixe um comentário