Como melhorar a produtividade no trabalho




O mundo de negócios e empregos atual pede profissionais que sejam mais produtivos e extremamente eficientes. Para melhor a produtividade, entretanto, existem várias estratégias. Em razão disso especialistas listaram inúmeras dicas para que os profissionais possam entendem melhor e observar seu comportamento, procurando analisar e buscar melhores resultados sempre. A seguir, dicas para melhor a produtividade no ambiente de trabalho. 
Como melhorar a produtividade no trabalho

Dê um tempo – da mesma maneira que as férias são bastante importantes para fazer uma espécie de limpeza na mente, recarregar as baterias e relaxar o corpo para retornar ao trabalho se mostra muito produtivo, mas determinados momentos de relax durante o período de expediente ajudarão a clarear as ideias, e diminuirão consideravelmente a carga de estresse.

Não é necessário um tempo imenso, somente cinco minutinhos de caminhada já se mostrarão extremamente importantes para trazer um relaxamento à mente e trarão melhora ao fluxo sanguíneo. Por isso, saia um pouco do escritório, respire fundo vagarosamente e saia um pouco do lugar comum. Você voltará ao trabalho com uma maior disposição e mais propício a ter grandes e produtivas ideias.

Trace suas prioridades – quanto mais organização tiver o seu dia, maior será a facilidade de se livrar do estresse e maior produção irá ter. O melhor é, assim que sair da cama, antes de dar inicio as atividades de rotina, faça uma pequena lista contendo todos os seus afazeres. Se tiver intenção de ter um tempo sobrando, trace essa listinha sempre ao fim do dia, com todas as tarefas que deverão ser feitas no dia seguinte.

Lembrando que a lista não deve ser aleatória, precisar ter uma ordem, então, coloque as tarefas de acordo com a importância delas. Conforme for executando as atividades, vá riscando em sua lista, informando que a tarefa foi executada. Isso dá uma sensação de maior produtividade e eficiência.

Tenha os olhos no futuro, planeje – uma das maiores dificuldades encontradas para os profissionais é pensar somente no hoje, ou seja, ficam limitados apenas às suas atividades rotineiras e diárias. Obvio que elas também têm grande importância, entretanto, é preciso que a vida possua um significado mais amplo.

Por isso, é importante que se faça uma reflexão quando terminar o ano de trabalho, e observar onde se pretende. É fundamental que se faça a definição dos objetivos ao longo prazo, escrevê-los numa agenda e deixá-los sempre a vista, para que sejam um foco. Essas possíveis metas proporcionarão um nível maior de motivação para o trabalho, o que atuará de forma positiva na produtividade. Além do mais, não se esqueça de usar esses objetivos como formas de argumento sempre que for passar por uma avaliação por seus superiores, ou seja, durante a avaliação de desempenho e ainda no momento que for solicitar um ganho maior de salário.

Chegue cedo – uma maior produtividade não calha muito bem com distrações. Um ambiente vazio e silencioso proporciona paz e por isso a concentração é muito maior. Quase sempre as distrações ocorrem por causa dos colegas de trabalho e esse fator pode vir a afetar a qualidade da produtividade. Por isso, chegue um pouco antes do horário e evite ficar misturado à bagunça do escritório, já que isso pode lhe afetar de maneira prejudicial.

Aproveite a internet de maneira positiva – A internet pode muito bem ser sua aliada, estudos comprovaram que passear um pouco pela internet, pode ajudar a aliviar a mente e auxiliar no ganho de produtividade. Por isso, não sinta culpa ao dar pequenas paradinhas para bisbilhotar a internet. Passe entre 05 e 10 minutos olhando seus sites e assuntos preferidos. Isso irá auxiliar a aliviar a mente e te devolverá uma maior produtividade.

Tenha o foco voltado para somente uma tarefa de cada vez- as pessoas até acham que um profissional mais produtivo é aquele que executa várias tarefas simultaneamente, ou que isso deve ser feito para mostrar “serviço”. Porém, estudos comprovaram que o cérebro executa melhor as tarefas quando tem como objetivo somente uma atividade.

Então, se pretende aumentar sua produtividade, objetive uma tarefa por vez e insista até que ela seja terminada, sem que sua atenção seja desviada para questões outras. Evite o mau hábito de deixar várias tarefas em aberto, sem acabar com nenhuma.

Medite – não pense que meditar é sentar-se estranhamente e ficar pronunciando mantras estranhos. Bom mesmo é fazer alguma atividade física que lhe relaxe e lhe proporcione um maior prazer. Determinados momentos de quietude e de respiração profunda, misturados a um bom alongamento farão um bem enorme a seu corpo e ainda à sua mente, sem mencionar que ajudam bastante na sua produtividade.

h)Não se descuide da alimentação – alimentos que contém um teor alto fibras e proteína auxiliam bastante em sua produtividade. Se preferir comer uma frutinha, melhor ainda. Mas não deixe de adicionar ao seu lanche da tarde ou da manhã alimentos com uma quantidade maior de fibras, como, por exemplo, cereais. Procure evitar se empanturrar de salgadinhos e biscoitos, já que os mesmos têm muito açúcar e sódio em sua composição, que tendem a aumentar q quantidade de açúcar na circulação sanguínea, o que não reflete de maneira benéfica para o organismo futuramente.

Durma bem – nem todas as pessoas têm o privilegio de morar próximos de suas casas, porém, aquelas que têm essa vantagem é importante que tirem uma pequena soneca, de no máximo 20 minutos logo depois do almoço. Estudos comprovaram que poucos minutinhos de sono durante esse tempo podem melhorar a produtividade, o humor e também a atenção nas pessoas.

Não se esqueça da água, já que, quando seu organismo está desidratado, todos os órgãos trabalham abaixo da capacidade habitual. Por isso, vai se tornando mais e mais difícil de se concentrar numa atividade e, com isso, a produtividade cai consideravelmente. Inúmeros profissionais acabam deixando de lado a água e se rendem aos energéticos e ao café, porém, os mesmos só possibilitam períodos curtos de energia e acabam prejudicando a saúde. Por isso, opte por bons e saudáveis copos de água diariamente.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Revenda Roupas

Deixe um comentário