Como mudar o perfil em redes sociais para conseguir emprego

Por que alterar o perfil de sua rede social se você está na busca de um emprego? Primeiro de tudo, saiba: o processo seletivo começa muita antes da entrevista. Por isso, cuide do que está exposto nas suas redes sociais. Os processos seletivos andam cada vez mais focando no que o empregado pensa, e a melhor maneira de fazer isso é mudando dados ou ajustando seu perfil em redes sociais para algo mais ligado ao mercado de trabalho. Não custa garantir, não é mesmo? Algumas dicas de como fazer isso vão te ajudar.

 

Use uma foto bem comportada – não é apenas uma foto tipo ‘carteira de identidade’, mas algo formal e não de biquíni ou roupas decotadas. Mostre-se uma mulher de negócios em apenas uma imagem, então não permite marcações caso esteja em situações vexatórias ou poses com conotação sexual. Caso tenha acontecido algo do tipo em uma festa tudo bem, apenas não permita a marcação direto em sua linha do tempo no Facebook.

Nada de apologias ao ódio – o ideal é não fazer parte de um grupo racista, mas se fizer, tente não fazer suas preferências sociais atrapalharem seu futuro emprego ou sua visão do mundo ser uma barreira para um novo emprego. Saia de grupos extremistas e nem compartilhe frases e fotos de incitação ao ódio. Guarde qualquer preferência social que possa ser interpretada como preconceito para você, distante de redes sociais.

Use a grafia correta – nada de frases com palavras extremamente erradas. Sabemos que o uso do português é bem livre e podem se usar abreviações comuns como “vc” e “pq”, mas palavras simples como ‘pobrema’ e ‘ficho’ jamais. Uma dica: escreva a sua postagem no word e leia a sugestão de correção do programa. Ajuda a evitar gafes.

Publique fotos de otimismo – a maior parte as pessoas posta isso com falsidade, mas frases de otimismo, desejando boa semana a todos e dicas para elevar a auto estima são bem vistas no mundo corporativo. Muitos CEOs de empresas usam frases assim em seus emails e ajudam a manter o humor em alta, mesmo quando você apenas compartilha.

Compartilhe notícias do seu setor – prove sua informação atualizada sobre temas de empresas as quais está deixando currículo. Seguir grandes portais de notícias é uma forma de fazer isso de forma eficiente, em especial se você compartilha notícias do seu meio acadêmico, mostrando estar antenado nas novidades mesmo estando fora do mercado por um período.

Assine petições sociais – toda empresa gosta de pessoas envolvidas com causas sociais se não for extremista. Nada de compartilhar fotos em greves, pichação ou algo do gênero. Mas petições para melhorar a saúde, buscando ajudar uma baleia ou qualquer coisa envolvendo o meio ambiente cai bem em sua rede social. Pode assinar e compartilhar sem meio que seu conceito vai subir no meio empresarial.

Divulgue dicas de saúde – medicina preventiva é vista pelo meio corporativo como menos gastos com plano de saúde e faltas médicas. Se você é um adepto, melhor ainda, pontos para você.

Deixe um comentário