Como relaxar no ambiente de trabalho

É no trabalho onde passamos maior parte do nosso dia, convivemos mais com colegas de trabalho do que com os próprios parentes, marido, esposa e filhos. Manter este ambiente em harmonia é a chave para o sucesso profissional e pessoal. Quando o trabalhador se sente bem, confortável em boas condições físicas e psicológicas, produz mais e alegre. O relaxamento pode ser a chave para a sua vida empresarial se tornar muito melhor e mais produtiva.

Dicas simples para harmonizar seu ambiente de trabalho

Uma dica bem básica deixar o local de trabalho com a sua cara, seu lar. Personalize sua mesinha, a sua sala, seu armário. O que possa deixar com um toque seu, faça! São boas dicas para personificar o espaço usar porta retratos com aquele desenho que o filhão fez, aquela caneca de “super mãe” que ganhou de presente ou até santinhos se não tiver problemas com as regras ou código de conduta da empresa. Tudo isso traz um conforto e espanta a chatice do trabalho.

O espaço físico com personalidade também é importante que as pessoas ao seu redor se contagiem com essa atitude, familiarizem-se e façam igual, incentive-os, mas sem forçar nada. Estar bem com os colegas de trabalho é outro fator muito importante para estar relaxado e manter a saúde mental de todos.

Relacione-se melhor com seus colegas

Antipatia, perseguição de colegas ou chefes é um dos principais fatores que fazem o profissional querer sair do emprego, por mais que goste dele. Ninguém suporta trabalhar num ambiente hostil, de inimizades e de riscos todos os dias.

Ao ter problema com algum colega, deixe isso para trás. Busque a harmonia Não precisa ser amigo, a amizade é uma escolha, mas tratar bem e cumprimentar os profissionais da empresa na qual trabalha é obrigação e demonstração de possuir maturidade emocional e profissionalismo. Por mais que tenha aquele funcionário que nunca devolve o ‘bom dia’ que lhe é enviado, não deixe de cumprimentá-lo. Um dia esta vai notar e se não, tenha certeza que o chefe sabe o que se passa e conhece a todos, por mais que não esteja presente.

Atividade física laboral nos intervalos

Muitas empresas hoje em dia já oferecem a atividade física laboral para seus funcionários. São técnicas de relaxamento muscular, muitas vezes eliminando o desconforto de estar sentado o tempo todo ou alivia os tendões evitando tendinite.

Mas se ainda no seu trabalho não existe, aproveite aquela hora do cafezinho para relaxar os músculos, com alongamento simples que podem ser feito em qualquer lugar, alguns até mesmo sentado. Basta se espreguiçar na cadeira elevando os braços, depois espreguiçar para frente e para os lados. Flexione o pescoço colocando a cabeça para frente e para trás, depois girando para os lados, já alivia a tensão de estar na mesma posição.

Sempre que possível, levante, caminhe pelo local de trabalho, vá tomar o cafezinho na copa, assim deixa o sangue circular melhor e melhora até o seu desempenho. Se trabalhar em pé, faça  o contrário, procure sentar-se, mudar de posição. Colocar o corpo em movimento é o melhor. Cada um pode fazer sua ginástica laboral, é só buscar no Google e vai aparecer diversos métodos para irar suas tensões.

Ouvir música também ajuda, ao menos cinco minutos de sua música preferida no fone de ouvido. Evita a tensão e relaxa a mente de um dia estressante.

Deixe um comentário