Dicas para ser um chefe eficiente




Ser um chefe eficiente não é questão de entregar os melhores resultados sempre ou render lucros exagerados todo os meses. É preciso ter ciência de outros pontos fundamentais e não apenas sentar atrás de uma cadeira e esperar o salário chegar. Conheça alguns a seguir.

Dicas para ser um chefe eficiente

Não elogiar os funcionários

É comum aos chefes pensar que um elogio para incentivar os funcionários criará uma imagem de não seriedade, intimidade ou até mesmo uma forma de diminuir a produtividade do ambiente. Alguns donos de empresa pensam que ao elogiar, estão abrindo espaço para que funcionário relaxe e sob pressão e maus tratos eles costumam trabalhar mais. Grande erro.

Elogiar valoriza o funcionário. E quando vem do alto escalão, é sinônimo de valorização ainda maior. O pequeno funcionário que recebe um elogio tem a sensação de um trabalho bem feito e também que o chefe está notando suas boas ações. Aumenta o contato do chefe com os demais departamentos da empresa e abre espaço para que a valorização ajude também a aumentar a produtividade, uma vez que quando o resultado é positivo ele é notado.

Não faça comentários sobre as roupas das pessoas

Há assuntos que podem ser ditos em um ambiente de trabalho e outros que não podem. Um dos proibidos é sobre a escolha de roupas. Alguns chefes fazem comentários como “esta camiseta é horrível”. Uma menção sobre o estilo de uma pessoa se vestir ou escolha de roupa pode parecer uma provocação e resultar até em processo como coação.

Caso sua empresa não use farda, atenha-se apenas ao fato das pessoas não seguirem as normas éticas como roupas curtas ou transparentes. No mais, o importante é se manter no comportamento empresarial e não comentar sobre escolhas pessoais.

O chefe deve se vestir bem

Uma etiqueta na hora de se vestir não é apenas se ater a não usar vestidos curtos ou roupas masculinas sociais. Cada roupa deve ser escolhida de acordo com o ambiente o qual será usada. Antes de se vestir para o trabalho se pergunte o que vai fazer naquele dia como reuniões as quais pedem terno e gravata ou algo mais informal, apenas de praxe no escritório.

Não adicione funcionários em redes sociais

Quando seus funcionários ou clientes vão para casa à noite e entrar no Facebook terão vontade de adicionar o chefe em redes sociais. Contudo, este é um ambiente mais livre e pessoal e não é bacana ter seus funcionários lhe avaliando pelo que se escreve fora do trabalho.

O chefe é referência de comportamento sempre e o que ele veste, fala ou escreve é sempre observado e tomado como referencia. Logo, é importante que se mantenha a etiqueta na Internet também. Você deve evitar fazer o primeiro contato em sites de redes sociais como Facebook e Twitter mas, se os seus funcionários o fazem, aceite para ser educado.

Sorria 

Um chefe sem qualquer expressão facial se torna alguém intocado e que pode enfrentar problemas até para fazer pedidos simples. Você deve sempre trabalhar com um rosto sério mas, não custa nada sorrir para elogios e bom dia. A expressão facial também é uma forma de se mostrar mais amigável com os funcionários e menos distante.

Não se envolva em discussões pessoais com empregados ou conversas intimas

Existem dois comportamentos diferentes ao atuar em uma empresa: o de funcionário e o de chefe. Como funcionário você pode escutar e comentar sobre alguém que não curte um colega, problemas como o outro se veste, a forma que ele fala e até participar. Como chefe jamais.

O chefe é um personagem na empresa próximo dos seus subalternos, mas não tão próximo, pois ele não pode favorecer ninguém. E para ser imparcial a regra é simples: não escute, não se envolva e não comente qualquer rixa pessoal em ambiente de trabalho. A menos que atrapalhe a produtividade, são relações humanas as quais o chefe deve ficar de fora.

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