Emprego Público ou Privado?




No Brasil a grande gama de concursos públicos a disposição torna a escolha entre emprego público ou privado um grande desafio. Muitas pessoas estão correndo para os concursos porque acreditam que como servidor público estarão mais seguras e ganharão mais, mas é preciso avaliar diversos fatores antes de tomar a sua escolha final. Cada um possui suas vantagens.

Emprego Público ou Privado

Escolher entre Emprego Público ou Privado ou privado pode ser um grande desafio, porque ambos são boas formas de crescer na carreira.

Semelhança entre emprego público e privado

Existem muitas semelhanças sobre o emprego público e o privado e uma delas é que ambos os funcionários podem ser demitidos. A informação que um servidor público não pode ser demitido é apenas um boato, pois qualquer funcionário que não cumprir as regras pode sim ser demitido por justa causa. 

Ambos oferecem plano de carreira e ambos possuem benefícios como plano de saúde, vale alimentação e transporte. Então, qual a diferença?

Vantagens do emprego público

Um servidor público pode sim ser demitido, mas com bem menos frequência que um privado. As empresas públicas são mais estáveis e as chances de entrar em falência, fechar ou reduzir o quadro de funcionários são mínima. No caso de prefeituras, órgãos de prestação de serviço de água e luz e financeiros são chances zero que a empresa feche as portas.

Contudo, caso o servidor não cumpra suas regras ele pode sim ser demitido, mas é bem mais difícil. É preciso que se passe por uma comissão de ética, revisão de cargo e outros processos para que um servidor perca seu concurso público. Apenas em casos extremos há uma demissão imediata como morte, agressão verbal ou física e roubo. Em outros, podemos considerar o emprego público de fato mais estável.

Emprego Público ou Privado

Há vantagens no emprego público e no emprego privado.

Vantagens do emprego privado

O emprego privado tem sim suas vantagens. Uma delas é que para algumas profissões o meio oferece mais vagas como administração de empresas, publicidade e propaganda, jornalismo, relações públicas, médicos, veterinários, dentre outros.

O aumento de salário também é mais simples. Em uma função pública o aumento salarial precisa passar por uma comissão avaliadora e o sindicado requisitar, não é tão simples quanto sentar na sala do chefe e pedir um salário maior.

Se público ou privado depende mesmo do funcionário e seu interesse na carreira. É preciso avaliar sua área de atuação e verificar onde estão as maiores oportunidades. Muitas empresas privadas superam bastante o salário das públicas e são estáveis, valendo a pena dedicação na carreira.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Um comentário

  1. Suricato says:

    A natureza tem horror ao vácuo, os humanos à verdade. Entre elas – das verdades – aquela que o homem só amadurece na luta da iniciativa privada, faz com que a maioria inconscientemente apegue ao lado paternalístico da vida, principalmente o político ou público “estabilizado”…

Deixe um comentário