O que fazer quando o assédio moral no trabalho acontece




O assédio moral no trabalho é qualquer tipo de ação indesejável para um empregado que leva à dificuldade na realização de tarefas ou faz com que o funcionário se sinta trabalhando em um ambiente hostil. O assédio pode acontecer por  raça, sexo, cultura, idade, orientação sexual ou preferência religiosa. Em muitos países, existem leis que protegem os funcionários de suportar esse tipo de abuso no trabalho, se pode ser provado.

assédio moral no trabalho

Existem vários fatores que devem estar presentes para se dizer que está sofrendo assédio moral no trabalho.

  • A conduta deve ser desagradável e ofensivo para o empregado.
  • O empregado deve manifestar sua objeção ao comportamento, permitindo que o indivíduo ou indivíduos que o ofendam corrijam seu comportamento no local de trabalho. 
  • A conduta deve causar um impacto sobre a capacidade do trabalhador exercer as suas funções de forma eficiente e responsável.

Algumas formas de assédio moral no trabalho são mais comuns. Cantadas e propostas  sexuais por supervisores é a forma mais freqüentemente deste problema em ambiente empresarial. Ambos os funcionários do sexo masculino e feminino podem ser abordados por alguém no local de trabalho que quer se beneficiar o empregado, de alguma maneira, ou pelo menos ajudar a garantir que o emprego continue. Hoje muitos países têm leis que protegem os funcionários de todos os gêneros deste tipo de assédio.

O que fazer quando o assédio moral no trabalho acontece

O melhor ao empregado é relatar ao superior ou departamento de Recursos Humanos o ocorrido. Empregadores mais progressistas fazem treinamento de sensibilidade para ajudar os funcionários a lidar com o assédio moral no trabalho. O treinamento envolve as vezes todos compreenderem mais sobre as diferentes culturas e outras características que são relevantes para aqueles que trabalham para a empresa. 

Mesmo que as empresas tomem medidas para policiar as ações de seus empregados, os governos locais e nacionais devem ter uma legislação que proporciona aos indivíduos a proteção legal de muitas formas de assédio moral no trabalho. Proteção deste tipo é especialmente importante em situações em que uma empresa não tem um processo bem definido para lidar com o assédio relatado.

Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

Revenda Roupas

Deixe um comentário