Regras de etiqueta para um chefe




Existem duas preocupações que rodeiam um empresário: ser um bom dono de um negocio e ser um bom chefe, um bom patrão. Contudo, o desejo de ser popular para um dono de um negocio pode trazer alguns problemas na gestão e em casos mais graves uma ação judicial. Por isso é importante conhecer algumas dicas de regras sociais que você precisa se comprometer como chefe de gestão, algumas antigas já consideradas jargões e outras mais recentes.

Regras de etiqueta para um chefe

Não se limite a sentar em sua mesa

Não fique sempre atrás de sua mesa. Em conversas rotineiras com os funcionários com os assuntos orçamentos, suas reuniões em escritório ou apresentação de relatórios e ideal que se fique sentado atrás de uma mesa. Mas para qualquer coisa que não faz parte de uma reunião, entrevista para emprego, o melhor é quebrar um pouco esta formalidade.

Caso o empresário receba alguém em seu escritório, aperte a mão do convidado de pé sobre sua mesa e tal atitude lhe fará entrar no jogo do poder. Com este pequeno ato o empreendedor parece responsável e cordial, mas ao ficar sentado se mostra dominador e impenetrável e isso vai prejudicar qualquer tentativa de uma conversa honesta ou franca e mais branda.

Saiba conversar

Alguns empresários acham que perdem tempo falando de trivialidades e se socializando sobre a vida pessoal no ambiente de trabalho. Contudo, estes bate papos ou conversas fiadas mostram que o chefe se importa com as pessoas. Conversas no corredor ou no momento de um café de intervalo fazem com que os funcionários se conectem com você e assim você os conhece melhor e pode manter o canal aberto para um bom bate papo.

Uma conversa informal é extremamente importante em um ambiente de trabalho. Você já teve um chefe que jamais deu mais que bom dia a um funcionário? Às vezes ele não é uma pessoa antipática ou não acessível, mas o fato de ser tão fechado causa tal comportamento.

Etiqueta nos e-mails

A pior hora de querer parecer bacana é enviando e-mails. Não envie e-mails com carinhas ou abreviações engraçadas como KKKK ou Rsrsrs quando estiver enviando uma mensagem relacionada ao trabalho. Seu filho pode achar bacana, mas não é uma boa linguagem em mensagens corporativas, parece desleixada e inadequada.

As mensagens enviadas de seu e-mail de trabalho devem ser sérias e isso só é conseguido com pequenos detalhes como uma linguagem formal. Caso use a linguagem errada por transparecer tanto não conhecimento da norma culta como uma não seriedade por parte do empresário.

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